Semana Nacional do Campolina reúne 120 expositores de nove estados brasileiros
Um verdadeiro show de qualidade técnica com mais de 500 animais participando dos concursos, dezenas de expositores e milhares de visitantes

A Semana Nacional do Campolina reúne cerca de 550 animais entre cavalos e éguas nos melhores plantéis do país

Barbacena está sediando um grande e importante evento que mais uma vez colocou o nome da cidade no cenário nacional. Um marco na história do município, pois uma semana de atividades no Parque de Exposições. Estamos falando da Semana Nacional do Cavalo Campolina que nesta 35ª edição reuniu cerca de 550 animais entre cavalos e éguas nos melhores plantéis do país; 120 expositores de nove estados brasileiros (Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, e Brasília (Distrito Federal), e diversas empresas, inclusive de Belo Horizonte, comercializando seus produtos dentro do Parque. Um dos grandes destaques da Semana do Campolina foi a expressiva geração de negócios, através dos dois leilões chancelados, da venda de produtos voltados para o setor do campolina e os negócios que acontecem até sábado, 17, entre baias, ou seja, entre os próprios criadores.

Durante toda essa semana, o que se presenciou no Parque de Exposição foi um verdadeiro show de beleza e técnica, o que tornou os concursos ainda mais acirrados. É o evento mais importante da raça em todo o Brasil e que pela primeira vez nestes 35 anos acontece fora de Belo Horizonte. Um outro ponto positivo, fruto do evento, que merece destaque foi a lotação dos hotéis da cidade e a movimentação nos bares e restaurantes. Um evento que também beneficiou outras cidades da região na sua área de hotéis e pousadas e até mesmo na parte alimentícia, já que milhares de pessoas vieram de todo o país vieram participar do evento. A organização foi da Associação Brasileira do Cavalo Campolina com Prefeitura Municipal de Barbacena, numa parceria inédita no município.

O prefeito Toninho Andrada destaca que a cidade está vivendo um momento ímpar ao sediar um evento da grandeza e importância como é a Semana Nacional do Cavalo Campolina. 'Barbacena se transformou desde o dia 9 e será até o próximo dia 17 a capital nacional da raça. Isso é extremamente positivo para o fomento do turismo, já que a cidade está recebendo nesses dias milhares de visitantes, que além de se hospedarem aqui, passam também alimentar e fazer compras no comércio local. Isso é muito bom para a economia. Além disso, o evento é mais uma oportunidade de entretenimento para a população', disse.

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Cavalo Campolina, Luiz Roberto Horst da Silveira Pinto, 'a Semana Nacional, além dos negócios, tem também como objetivo proporcionar momentos de descontração à população, criadores, veterinários, zootecnistas e apreciadores de cavalos. Por isso mesmo o evento é promovido preferencialmente em lugares espaçosos e agradáveis, zelando pelo bem estar do público. Daí, um dos motivos de termos firmado parceria com a Prefeitura de Barbacena para realização do evento aqui', destacou. Disse ainda que “a realização do evento em Barbacena manteve o mesmo padrão de qualidade, primeiro pela excelente estrutura que o Parque de Exposição oferece, pela localização da cidade, pelo acolhimento da população e apoio da Prefeitura”.

Na avaliação de Getúlio Feres, secretário de Desenvolvimento Rural e presidente do Clube do Cavalo de Barbacena, a Semana do Campolina realizada em Barbacena superou todas as expectativas. “Foi tudo muito positivo. Conseguimos trazer este grande evento para nossa cidade com total apoio do prefeito Toninho Andrada que não mediu esforços para que a cidade fosse sede desse importante evento. Uma semana em que milhares de pessoas passaram pelo parque prestigiando o evento. Destaco também a movimentação da economia da cidade principalmente através dos nossos hotéis e restaurantes”, ressaltou.

A programação continua nesta sexta-feira, 16, com o concurso melhor cabeça, grande campeão da raça (machos jovem), grande campeão da raça (fêmeas jovem), concurso grande marchador macho e fêmea picada e leilão. No sábado, 17, grande campeão machos/picada, grande campeã fêmeas/picada, grande campeão machos/batida, grande Campeã fêmeas/batida, leilão, concurso grande marchador machos/batida, grande marchador fêmeas/batida e a prova Campolina em ação.

Clique aqui e veja os resultados das competições, atualizados.


Busca de Notícias