Estandes de Rosas receberam grande público
Comercialização de mudas prossegue até sábado, 17, no Parque de Exposição

Público viu de perto variedades de rosas e flores produzidas na região

Uma mistura de cores, tons e variedades marcaram a tradicional Festa das Rosas de Barbacena, realizada de 9 a 12 de outubro, no Parque de Exposição de Barbacena. A 45ª edição do evento contou com oito estandes de demostração e outros cinco de comercialização de rosas e flores. E a produção do Município já ganhou o mercado mundial. Todo ano, 10% das 3 milhões de dúzias de rosas e flores colhidas na região são exportadas para Portugal, de onde passam a ser comercializadas para vários países da Europa.

O prefeito Toninho Andrada diz que o cognome de Cidade das Rosas é muito justo dado a expressiva produção que temos aqui. "Com relação a produção de rosas e flores, em Barbacena e região, as mesmas são cultivadas atualmente por 75 produtores, segundo dados da Abarflores. Ao todo, são mais de 20 variedades de rosas e também 20 diferentes tipos de flores produzidas e comercializadas no Município. Tudo isso, nos coloca em lugar de destaque no cenário nacional”, enfatizou.

E a Festa das Rosas deste ano contou com um novo formato, com o evento sendo realizado em parceria com a 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, que pela primeira vez deixou de ser realizado no Parque de Exposição da Gameleira, em Belo Horizonte. “Diante do cenário que vivemos na economia nacional, foi um esforço muito grande da administração municipal para manter viva a tradição da Festa das Rosas, com a eleição da Rainha e a montagem dos estandes, por exemplo. O Resultado final correspondeu as expectativas dos produtores”, destacou o vice-prefeito Mário Raimundo, que também é produtor de rosas e flores.

Entre as rosas, as principais variedades produzidas na região são samurai, carola, grand gala e vegas (vermelha), avalanche e tinek (branca), candela e mabela (amarela), vãnia e grêta (cor de rosa), hansit e virsília pink (pink), pit avalanche e osiane (rosa chã), confete, ambiensi e sherry brand (bicolor), miracle e voodu (laranja). Sobre as flores, as principais variedades produzidas na região são gérbera, copos de leite, alstroemeria, strelitzia, gypsophila, áster, boca de leão e avencão.

No Brasil, a produção de rosas e flores de Barbacena é comercializada em vários estados, mas principalmente na região Sudeste, com destaque para as vendas destinadas a Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Com relação ao comércio nos estandes durante a Festa das Rosas, os produtores fizeram um balanço positivo das vendas.


Busca de Notícias