Semana Nacional do Campolina é sucesso em Barbacena
Melhores da raça no Brasil foram conhecidos no Parque de Exposições do Município

Barbacena foi o palco da Semana Nacional do Cavalo Campolina

Barbacena foi mais uma vez palco de importante evento com repercussão em todo Brasil. A 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina realizada de 9 a 17 de outubro, no Parque de Exposições do Município, pela primeira vez não teve como sede o Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. O evento contou com expositores e animais de Minas Gerais e de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e também de Brasília. O evento foi organizado pela Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina, com apoio da Prefeitura.

Com a realização da Semana Nacional, Barbacena consagrou os melhores da raça, com destaque para o Grande Campeão da Raça: Destroyer do Santo Antônio (campeão) e Abdala da Dona Flor (reservado campeão) e a Grande Campeã da Raça: Udachi do R. N. (campeã) e Lambada do Barulho (reservada campeã). Na categoria Grande Marchador – Marcha Batida: os machos Jack de Luanda (campeão) e Vero da Água Santa (reservado campeão), e as fêmeas Khrisna da Ibipeba (campeã) e Jady Lalomax (reservada campeã).

“Barbacena ocupa lugar de destaque no cenário nacional quando o assunto é a criação de Cavalo Campolina. Com este evento, a cidade mostrou sua capacidade para receber grandes eventos de relevância nacional. A Semana Nacional do Cavalo Campolina foi um momento de oportunidade para os criadores, mas também de fomento da economia do Município, com o movimento na rede hoteleira, restaurantes, bares e outros setores”, destacou o prefeito Toninho Andrada.

A história de Barbacena com a raça campolina ganhou mais um capítulo com a realização da Semana Nacional. Barbacena foi o primeiro município do País a ter o Consórcio do Cavalo Campolina, órgão criado antes mesmo que a Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina. E força do Município foi mostrada também durante o evento. Um exemplo foi a consagração do cavalo Vero da Água Santa como reservado campeão na categoria Grande Marchador – Marcha Batida. O animal é de propriedade do atual secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Feres.

Os leilões da Semana Nacional do Cavalo Campolina também foram considerados positivos. “Os animais são de ótimo nível, pertencentes a grandes criadores”, explicou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina, Luiz Roberto Horst da Silveira Pinto, destacando o apoio recebido na organização do evento: “Mais uma vez, temos que agradecer a Prefeitura de Barbacena pelo apoio em todos os sentidos, com segurança e estrutura de alto nível”.

Durante a preparação para a realização da Semana do Cavalo Campolina, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Feres, destacava que “a expectativa era de ter durante o evento um bom volume de negócios”. Ao terminar o evento, o secretário resumiu: “correspondeu todas as expectativas!”


Busca de Notícias