Prefeitura implanta projeto “Educando pela Música”
O projeto teve inicio no dia 14 de outubro com uma palestra introdutória na Escola Municipal Alberto Corrêa

Na manhã de hoje, 20, a palestra foi realizada na Escola Municipal Coronel José Camilo Gomes, em Pinheiro Grosso

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura - Sedec implantou o projeto “Educando pela Música”. Os trabalhos são coordenados pelo Cássio José Chartoni Nézio. O projeto tem como objetivo fazer uma analogia da música com a educação pessoal e escolar. Os trabalhos tiveram inicio no dia 14 de outubro com uma palestra introdutória na Escola Municipal Alberto Corrêa. O foco da conferência foi estimular o lado social, trabalhando habilidades como disciplina, criatividade, autoestima, concentração, memorização, pró-atividade, paciência, trabalho em equipe e por fim a sensibilidade.

Nesta primeira fase, o projeto será desenvolvido em mais nove escolas da rede municipal: Coronel Camilo Gomes, Coronel José Máximo, Crispim de Paula Nézio, Crispim Bias Fortes, Embaixador Martim Francisco, Monsenhor José Lopes, Professora Yayá Moreira, Sebastião Francisco do Vale e Tony Marcos de Andrade.

O prefeito Toninho Andrada disse que “tem orientado a secretaria de Educação no sentido de que sejam implementadas diversas formas de projetos pedagógicos através da interdisciplinaridade, afim de que, os mesmos possam contribuir para a melhoria da qualidade no ensino nas escolas municipais”. Ele ressaltou ainda que, “educar através da música, é uma metodologia que agrada os alunos e cumpre com seus objetivos”, enfatizou.

A Secretária da Sedec, Rita Candian, também destacou a importância do projeto. O Educando pela Música tem alcance tanto na área educacional como na área social da criança. “A musicalidade traduz para ela a noção de respeito, de relacionamento e de disciplina, que pode ser levado para além da escola, especialmente no convívio familiar”, ressaltou.

Na manhã da última terça-feira, 20, a palestra foi realizada na Escola Municipal Coronel José Camilo Gomes, quando se observou um grande interesse dos alunos pela música e, principalmente, pela bateria. Segundo a diretora Márcia Cristina de Melo e Silva Otoni foi possível perceber a concentração, o encantamento nos olhos e no comportamento de cada um. “Certamente a educação pela música irá contribuir na formação e no desenvolvimento de nossos alunos', pontuou.

Já para a diretora Adele Márcia Costa Paiva, da Escola Municipal Alberto Corrêa, onde foi realizada a primeira palestra, o projeto proporcionou aos alunos o interesse pela música e ao mesmo tempo fez um paralelo com a educação, resgate de valores éticos, morais e comportamentais.

O aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, Wesley José Rodrigues, afirmou que a palestra foi muito interessante. “O Educando pela Música trouxe para nós uma orientação de como se comportar em vários lugares e principalmente fazendo isso de uma forma descontraída, através da música”, disse.

Para o idealizador do projeto, o músico e baterista Cássio Nézio, “temos que repassar todo o nosso conhecimento e ferramentas aos jovens, para tentar sensibilizá-los da importância da educação. O conhecimento e a informação são nossos passaportes para a liberdade. E a música têm a capacidade, como fio condutor, de mobilizar as pessoas”. 


Busca de Notícias