Diversas ações marcam o Outubro Rosa em Barbacena
A Sesaps tem promovido uma série de atividades durante o mês

O evento teve foco principal a Saúde da Mulher

O Outubro Rosa, mês voltado para a luta contra o câncer de mama em todo mundo, segue com uma extensa programação em Barbacena. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), está promovendo uma série de ações para marcar o período, sobretudo em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em vários bairros da cidade e nos distritos.

A UBS São Pedro, junto ao Caic (Escola Municipal Embaixador Martim Francisco) e o Cras São Pedro, realizou uma dia de ações sociais voltadas para a população, contando com orientação de saúde pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégia Saúde da Família (ESF), corte de cabelo e maquiagem pelas alunas do Senac, roda de capoeira, apresentação teatral, música, exposição de artesanato pelas pessoas atendidas pelo Cras, pula-pula, piscina de bolinha, pipoca e algodão doce. Também teve um stand do Corpo de Bombeiros e a presença da Polícia Militar com o boneco PM Legal.

A estimativa, segundo a organização, é de que 500 pessoas passaram pela ação social no bairro São Pedro. 189 pessoas foram atendidas com aferição de pressão arterial e glicemia, houve 67 solicitações de mamografia para mulher com idade de 40 a 69 anos e 45 agendamentos preventivos a serem realizados na UBS São Pedro/Caic.

Um outro evento em sintonia com o Outubro Rosa foi realizado na UBS Nova Suíça no dia 14 de outubro. A ação contou com café da manhã, aferição de pressão arterial, glicemia, corte de cabelo, agendamento de mamografia e preventivo. Também aconteceu uma atividade educativa ressaltando a importância da prevenção do câncer de mama e, para encerrar, uma aula de zumba.

Na programação da Sesaps para o mês, outras atividades ainda serão realizadas. Confira:

22/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Pinheiro Grosso;

26/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Vargem Grande;

29/10 - Palestra, agenda de Exame Citopatológico e Solicitação de Mamografia na nona Rural de Caxambu;

30/10 - Encerramento do Outubro Rosa com uma “Noite Dançante” no Automóvel Clube, com renda beneficente à Associação de Pessoas Portadoras de Câncer (APPC) e seus Familiares e Apae de Barbacena.


Busca de Notícias