Prefeitura inicia “Novembro Azul” na próxima semana
Campanha sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata terá programação extensa


Movimento de conscientização dirigido a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, a campanha “Novembro Azul” começa a ser realizada na próxima semana, em Barbacena. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde Pública e Programas Sociais (Sesaps), vai realizar várias atividades, como : blitz educativa, visitações em estabelecimentos e órgãos da cidade e caminhada.

O prefeito Toninho Andrada disse que a Sesaps, sob sua orientação, tem se empenhado na realização de campanhas destinadas à população em geral com o objetivo de alertar e orientar sobre a importância da prevenção. Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, quando realizamos diversas atividades, chegou a vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ele disse que é preciso combater o preconceito por parte dos homens que relutam em não fazer o exame. “A prevenção é decisiva para evitar que a doença se instale. Precisamos estar mais conscientes e deixar os preconceitos de lado”, completou.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.

A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.

Novembro Azul

O “Novembro Azul” surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. O câncer de próstata afeta, principalmente, homens a partir de 50 anos, homens negros e homens com histórico da doença na família. Se for detectada no início, a doença tem mais chances de cura.

Veja abaixo a programação completa:

 


Busca de Notícias