Prefeitura de Barbacena segue trabalho de combate à dengue
LIRAa de outubro apontou menor índice do ano no Município


Calor e chuva: ambiente perfeito para o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Com esta situação vem logo a preocupação, pois este ano a doença já matou, segundo dados do Ministério da Saúde, 693 pessoas, sendo este o maior índice anual desde que a dengue passou a ser monitorada em detalhes em 1990. E, em Barbacena, apesar do número baixo de notificações, a Prefeitura, através da Secretária Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), também segue o trabalho de prevenção, com mobilizações, visitas a escolas e realização de mutirões.

Como determina o Ministério da Saúde, o Município realiza três vezes por ano o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O último aconteceu em outubro, com Barbacena registrando o índice de 0,7 de infestação, considerado risco baixo. No primeiro do ano, em janeiro, a cidade apresentou índice 0,9, também risco baixo, e na análise de março índice 1,0, de médio risco. Em todo País, o levantamento é realizado no mesmo período.

Ao todo, no último levantamento, o trabalho realizado em diversas áreas da cidade levou para análise 15 tubitos, sendo que o resultado deu positivo para a larva do mosquito Aedes aegypti nos bairros Santa Maria, João Paulo II, Santa Luzia e Santa Efigênia. As larvas foram encontradas em caixas d'água, piscinas e tambor.

“As ações de prevenção, como mobilizações, conscientização de alunos na escolas e mutirões, têm sido importante neste combate ao mosquito Aedes aegypti. Neste mês de outubro, Barbacena registrou o menor resultado do ano, no índice de infestação do mosquito”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde do Município, Elizabeth Maria Grecco.

E as ações de prevenção e combate a dengue vão continuar em Barbacena. Em dezembro, será realizada uma mobilização, com data ainda a ser definida, na Praça dos Andradas e também um mutirão, através de parceria da Vigilância em Saúde com o SAS, no dia 12, em alguns bairros.

Também acontecerá na cidade uma apresentação do Grupo de Teatro da Vigilância em Saúde, mas a data ainda está confirmada. No entanto, já está certo que o Grupo de Teatro se apresentará, nos dias 26 e 27 de novembro, no Seminário Regional da Dengue, em Tiradentes.   


Busca de Notícias