Prefeitura apoia construção da Praça do Rotary
Município e Rotary firmam parceria


Em audiência realizada nesta terça-feira, dia 10, o prefeito Toninho Andrada confirmou à presidente do Rotary Club Barbacena, Maria América de Castro, a parceria do Município visando a construção da Praça Rotary. O projeto de construção será custeado pela própria entidade e o projeto de iluminação pelo Município, sendo que a Praça será construída em terreno municipal localizado na região central da cidade, próxima à sede da Unimed.

O prefeito Toninho Andrada autorizou o início das obras e determinou a inclusão do projeto no Plano Diretor de Iluminação Pública. Na oportunidade, o prefeito também confirmou para breve a solenidade de ordem de serviço para início das obras da “Praça do Nascente do Poder Aéreo”, que será construída na entrada da cidade, sendo uma homenagem do Município à Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar – cujos recursos para a realização da obra são oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Lafayette Andrada.

Além de contribuírem para a urbanização e o lazer na cidade, a presidente do Rotary Maria América Castro afirmou que as novas praças homenageiam duas importantes entidades que marcam a vida social e cultural da cidade. A reunião foi acompanhada do subsecretário municipal de Cultura, Edson Brandão, e do secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que abordou o tema em recente artigo publicado na imprensa local, que republicamos abaixo.

A PRAÇA DO ROTARY

Tivemos a delegação do prefeito Toninho Andrada para recepcionar em nome dos munícipes o Governador do Distrito Rotariano, Cristóvão Mesquita, que visitou as obras da entidade, com destaque para a Creche Escola Rotary, que compõe a rede municipal de ensino.

Na ocasião o dirigente ressaltou como essas e outras ações dos rotarianos fazem a diferença na cidade e no mundo, destacando  que o Rotary foi criado há mais de 100 anos como um encontro de líderes em seus ramos profissionais, tendo atividades de alcance local, regional e mundial.

Além da Cruz  Vermelha, é a única organização não-governamental com assento na ONU, e tem uma missão planetária: extinguir o vírus da poliomielite. Tarefa que envolve muitos recursos, muita coragem e credibilidade, pois é preciso chegar com a vacina e a conscientização educacional nos lugares mais remotos do planeta.

Por estas e outras é importante valorizar e aplaudir o trabalho de rotarianos no mundo inteiro e, em especial na nossa cidade. Como uma das posturas do Clube é não priorizar a autopromoção de seus atos, nem sempre temos a visibilidade real de tantos serviços em prol do ser humano e da sociedade.

Assim, quando fui procurado pela presidente, a empresária Maria América de Castro, para levar ao prefeito Toninho Andrada o projeto de construção de uma praça dedicada ao Rotary, de imediato o Chefe do Executivo se sentiu honrado em poder apoiar a ideia da parceria, como forma de agradecimento ao que as mãos rotarias têm ofertado a Barbacena nessas últimas décadas.

Ao saudar o governador Cristovão e a atuante presidente Maria América, não só garantimos o apoio à iniciativa, pois a obra da Praça será custeada pelo Clube, cabendo ao município a implantação do sistema de iluminação do projeto arquitetônico de Mauricio Dani.

Por fim, ressaltei a capacidade de renovação aliada à tradição que une gerações em prol da causa rotária, quando ressaltei a presença de filhos dos saudosos professor Vasconcelos e do ex-prefeito José Eugênio. E foi na pessoa da viúva do saudoso Urias Barbosa de Castro, D. Suria Bittar de Castro, que esbanja exemplos de juventude em prol da entidade, que parabenizei a família rotariana pelo trabalho incansável, fazendo valer verdadeiramente o lema do clube que diz:  “dar de si, antes de pensar em sí”. E ponto final!


Busca de Notícias