Encontro de Violeiros, Violinistas, Sanfoneiros e Cantadores
A maior festa caipira itinerante do Estado passou por Barbacena


Foi realizado em Barbacena, na Colônia Rodrigo Silva, o “I Encontro de Violeiros, Violinistas, Sanfoneiros e Cantadores”, um evento patrocinado pela Cemig e o Governo do Estado, que teve o apoio, dentre outros órgãos, da Prefeitura Municipal de Barbacena. Este Encontro, comandado pelo radialista Vandeir Antunes viaja o Estado há um ano e meio levando tradição, boa música, talento e grandes oportunidades para muitos dedos de prosa.

O prefeito Toninho Andrada cumprimentou os organizadores e os mais de trinta artistas que se apresentaram, afirmando que por três dias a cidade teve o privilégio de receber grandes violeiros, violinistas, sanfoneiros e cantadores, que trouxeram a cidade centenas turistas amantes da moda de viola.

Barbacena se transformou em reduto dos apaixonados pela música sertaneja, com a passagem da maior festa caipira itinerante do Estado, tendo sido o décimo município mineiro a receber a turnê 2015, afirmou o representante da UCB e organizador estrutural do evento, o Subsecretário de Esporte e Lazer, Milton Roman. Para o secretário chefe da Casa Civil José Augusto Penna Naves, esta foi a maior roda de viola da história da cidade.

O Encontro, que teve início com a Missa Sertaneja com os Violeiros de Maria, recebeu caravanas das cidades de Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Belo Horizonte, Bias Fortes, Chácara, Desterro do Melo, Dores de Campo, Ibertioga, Juiz de Fora, Lima Duarte, Mercês, Paiva, Rio Pomba, Santa Bárbara, Santana do Garambéu, Tabuleiro, Ubá, sendo que muitos dos visitantes também participaram da grande cavalgada de encerramento.

A área artística e cultural do “I Encontro de Violeiro, Violinistas, Sanfoneiros e Cantadores”, foi apresentada pelo radialista Vandeir Antunes, que recebeu uma merecida homenagem especial dos participantes, ao fim da turnê 2015. A área estrutural e a cavalgada foram coordenadas por membros da União Comunitária de Barbacena, da Associação dos Moradores do Bairro Roman, do Grêmio Recreativo Rodrigo Silva, e por Silvano Poços Artesianos. Para 2016, foi anunciado o “II Encontro de Violeiros, Violinistas, Sanfoneiros e Cantadores”.


Busca de Notícias