Ação do Novembro Azul reúne representantes de várias cidades na Amma
Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Barbacena vem promovendo diversas atividades preventivas pela cidade

Encontro sobre o Novembro Azul na sede da Amma com representantes de várias cidades

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais – Sesaps, vem durante todo este mês, no chamado 'Novembro Azul', promovendo uma série de atividades focada na prevenção, promoção e saúde do homem. Uma dessas ações aconteceu na manhã da última quarta-feira, 18, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira - Amma, com representantes das cidades que integram Associação. Os trabalhos foram ministrados pelos médicos Dr. Guilherme e Dr. Otávio e pela Coordenadoria da Saúde do Homem, da Sesaps.

Na avaliação do presidente da Amma, prefeito de Oliveira Fortes, Ilário Aparecido Lacerda, que participou do evento, a Campanha do Novembro Azul é de extrema importância e incentiva os homens a se prevenirem e a fazerem exames que podem evitar problemas maiores no futuro. “O câncer é uma doença muito traiçoeira, trágica e precisamos estar atentos, nos cuidar. Esse evento na Amma fortalece ainda mais as ações que acontecem nas cidades”, destacou.

A programação do Novembro Azul em Barbacena continua neste sábado, 21, com o Torneio de Futsal Society, no Minas D´Oeste. Uma ação social será realizada na Unidade Básica de Saúde - UBS de Senhora das Dores também no sábado, das 8h às 14h, com a presença de médico, enfermeira, técnico de enfermagem, agente de saúde, farmacêutica, dentista, auxiliar de saúde bucal e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf. Serão realizadas atividade aeróbica, aferição de pressão e glicemia, palestras com informações sobre câncer de próstata, sífilis e saúde bucal.

O prefeito Toninho Andrada destacou a importância das campanhas de prevenção: “O poder público precisa despertar nas pessoas a vontade de cuidar delas. O Corpo humano funciona como uma máquina, se a gente dá manutenção na hora certa, evita muitos problemas. A medida que as pessoas fazem trabalho de prevenção, elas evitam doenças, fazendo com que o corpo funcione bem. O Outubro Rosa e o Novembro Azul têm o objetivo de despertar na mulher e no homem a importância da prevenção, sobretudo na questão do câncer, que é uma doença silenciosa, mas que exames de prevenção podem ajudar e, no caso de ser necessário, iniciar logo o tratamento para que a doença não avance”.


Busca de Notícias