Câmara Municipal homenageia os 30 anos da Rádio Sucesso
Fundadores da emissora, Hélio e José Costa, recebem placa alusiva à data


Em Sessão Solene da Câmara Municipal a Rádio Sucesso FM foi homenageada pela passagem de seus 30 anos de fundação, atendendo a requerimento do vereador Luiz Gonzaga de Oliveira, que foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.

A Sessão foi presidida pelo vereador Flavio Barbosa, tendo composto a Mesa, o secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, representando o prefeito Toninho Andrada; o fundador da rádio, ex-senador Hélio Costa; sua esposa, Ana Catarina Xavier Costa; o também fundador da rádio, José Costa; o comandante da 13ª Região Militar, Coronel Carlos Bratiliere; o delegado Saulo Prado, o venerável da Loja Maçônica, José Léo Renault Grossi; o presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia; e o representante da Epcar, Major Sérgio Luiz Carvalho.

O orador oficial, vereador Luiz Gonzaga, ao cumprimentar os presentes se disse emocionado em falar naquele momento sobre a homenagem, sobretudo em razão de ser locutor da emissora, tendo apresentado ao final de suas palavras um vídeo institucional contando a história da rádio, com depoimentos de pessoas que representam os vários segmentos da sociedade barbacenense.

Em agradecimento, usou da palavra em nome da emissora o fundador e ex-senador Hélio Costa, que ao falar da “família Sucesso” abordou o clima de harmonia vivido pela emissora em seus trinta anos, comparando com o amor pela esposa e por seus familiares. Lembrou dos tempos de criança, quando Barbacena não tinha emissora de rádio, e sim, um sistema de som no centro da cidade, que tinha como locutor o Sr. Valente. Abordou o trabalho desenvolvido para fundar a rádio e a tecnologia de ponta que foi empregada. Finalizou, prestando uma homenagem a todos os servidores e ex-servidores da emissora, relacionando-os nominalmente.

O secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, foi um dos três oradores da Sessão, quando apresentou um histórico da radiodifusão em Barbacena, do qual elaborou o artigo que publicamos abaixo.

A Radiodifusão em Barbacena

Na Sessão Solene da Câmara Municipal que homenageou os 30 anos da Rádio Sucesso, em nome do prefeito Toninho Andrada, apresentei um histórico sobre a radiodifusão na cidade. Não é demais lembrar a importância do rádio no desenvolvimento e na integração das sociedades modernas, e mesmo com tanta capacidade de interação dos meios mais contemporâneos, desde o advento da internet, não há dúvidas de que o rádio continua e continuará fazendo diferença na capacidade de aproximar pessoas, entreter, educar, informar e promover cidadania.

Todas estas virtudes se aplicam à trajetória da radiodifusão na cidade. Radiodifusão, aliás, o nome de um projeto de memória radiofônica, do jornalista Rogério Varandas, o qual pesquisamos para apresentar o histórico. A cidade tem destacada participação na radiodifusão nacional e pouco sabemos sobre esta grandiosa história e o que alcançamos em termos de acervo documental é pouco, perto da monumental galeria de nomes e fatos acumulados ao longo de mais de seis décadas de atividade.

Foi a partir de 1948, pelas ondas da Rádio Barbacena, tendo a frente, dentre outros, o Dr. Bias Fortes, que a cidade se incorporou ao seleto grupo de localidades brasileiras, naquela época, já habilitadas a produzir conteúdo genuíno. Seguindo nossa narrativa, é digno de lembrança a iniciativa do líder Dr. Zezinho Bonifácio, já na década de 50 do século passado, quando este incorpora as ondas da Rádio Correio da Serra no espectro local, e em cujos estúdios e microfones, como também da Rádio Barbacena, se lançaram e tornaram-se conhecidos inúmeros grandes profissionais do rádio.

E assim evoluiu a radiodifusão em Barbacena, na mesma medida em que a cidade crescia. Com as novas tecnologias e demandas, já nos anos 80, surgia com o pioneirismo do jornalista Hélio Costa, o projeto de uma rádio FM, a Sucesso, hoje atingindo sua maturidade. Não teríamos como nominar todos os profissionais que construíram a rica e profícua história da homenageada, por isso, o fazemos nas pessoas dos irmãos fundadores Hélio e José Costa, a quem dirigimos os cumprimentos em nome dos munícipes, lembrando na oportunidade dos saudosos radialistas Mônica Coelho, Gê Menezes, José Antônio Lopes, Ligeirinho e Antônio Marcos. Cinco gerações que bem simbolizam e representam parte do sucesso da emissora.

Concluindo o histórico da nossa radiodifusão, fundada pelo deputado e reitor da Unipac, Bonifácio Andrada, entra no ar nos anos 90, a 93 FM, uma emissora educativa da mais alta significância, comprometida com a cidadania, que é vinculada a Fundação José Bonifácio - Funjob. E neste novo capítulo que vem sendo escrito no século XXI, todos os presentes na Sessão Solene que homenageia a rádio Sucesso são protagonistas na radiodifusão local, inclusive tenho o privilégio de me expressar diariamente na Rádio 93 FM e Correio da Serra AM. E ponto final!


Busca de Notícias