Plantio de mudas da especie manacás da serra anão no entorno da Matriz
Projeto de reforma paisagista realizado pela Paróquia

Mário Raimundo de Melo, Bernadete Melo e o diretor de Meio Ambiente do SAS, Romeu Fernandes

Dentro do cronograma da reforma paisagística do entorno do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, projeto que foi programado pela Paróquia, o local onde ficavam as árvores da especie “pata de vaca”, que são exóticas, agora já estão ocupados com mudas de “manacás da serra anão”, árvores de médio porte que são nativas da Mata Atlântica.

O serviço de troca das plantas foi coordenado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), sendo executado pela Prefeitura, através da diretoria de Meio Ambiente, o SAS e a Secretaria Municipal de Obras, com acompanhamento da Paroquia.

A retirada das antigas árvores aconteceu no último mês março. “O projeto segue dentro do cronograma foram plantadas 17 mudas de Manacá da Serra que substituem as árvores que foram retiradas do local. O plantio foi feito agora por ser o período correto, pois estamos na época das chuvas”, destacou o presidente do Codema e diretor de Meio Ambiente, Romeu Fernandes.

A troca das árvores foi solicitada pela Paróquia de Nossa da Piedade, através de ofício enviado ao Ministério Público e também ao Codema, apresentando projeto de revitalização do Santuário e justificando que as antigas árvores provocavam no local “insegurança, sujidade, umidade do adro, destruição da rede hidráulica da sacristia (lado esquerdo) e obstrução visual do templo na parte lateral.

O Ministério Público, através da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbacena, autorizou a troca das árvores baseado no laudo pericial de um engenheiro florestal, destacando que as plantas já estavam em estado de senescência avançado (envelhecidas e decadentes) e por suas características “já estão causando danos ao patrimônio cultural tombado. Tais como: comprometimento do pavimento e das redes subterrâneas, sombreamento, aumento da umidade na edificação (Igreja Matriz), baixa luminosidade natural e artificial...”


Busca de Notícias