Prefeito participa de abertura do 105º Encontro das Cidades Polo em Montes Claros
Evento reúne as maiores cidades do Estado

Prefeito de Uberaba, Paulo Piau, prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, prefeito de Barbacena, Toninho Andrada e prefeito de Montes Claros, Rui Muniz, durante a abertura do evento

Montes Claros recebe nesta terça-feira, 24 de novembro, o 105º Encontro de Cidades Polo de Minas Gerais. Entre os nomes que participaram da abertura do evento hoje pela manhã, estão o do presidente da Frente Municipal de Prefeitos de Minas Gerais e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, o do presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o do vice-presidente da FNP e da Associação Mineira de Municípios – AMM, prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, o anfitrião, prefeito de Montes Claros, Rui Muniz, entre outras autoridades federais, estaduais e prefeitos das cidades Polo.

O encontro está sendo realizado na Sociedade Rural de Montes Claros, e teve início às 8h30 e o encerramento está previsto para a 18 horas. O evento, além de debater as dificuldades atualmente enfrentadas pelos municípios brasileiros, terá uma palestra com o tema “Políticas públicas de responsabilidade fiscal – Iniciativas de Montes Claros”.

O prefeito Toninho Andrada disse que o encontro das Cidades Polo é um dos principais eventos do Estado, por reunir as maiores cidades de Minas. Ele ressaltou ainda que, principalmente neste momento de crise, é muito importante a troca de experiência e o debate das questões municipalistas.

Pauta

Vários temas estão sendo tratados no encontro, entre eles a discussão da divida com o INSS e encaminhamento de um movimento junto ao Governo Federal para novo parcelamento da divida, nos moldes da Medida Provisória nº 457, de 10 de fevereiro de 2009 que dispunha sobre parcelamento de débitos de responsabilidade dos Municípios; linha de financiamento disponível para viabilizar investimentos públicos que tenham como resultado a redução das emissões dos gases de efeito estufa. Lei n.º 21.735 de 03 de agosto de 2015; parcelamento, remissão e anistia da divida estadual e a parcela dos municípios. Esses são alguns dos debates que vai tomar conta do evento.

Na oportunidade, os prefeitos também compartilham a realidade de cada município, considerando, principalmente, este momento ímpar em que o país, os estados e os municípios se vêm diante da crise econômica, que tem sérios efeitos nos repasses federais, comprometendo consideravelmente as finanças municipais.

O prefeito Toninho Andrda tem aproveitado a oportunidade para conversar diversos assuntos municipalistas com o prefeito de Belo Horizonte e presidente da FNP, Márcio Lacerda. Toninho se reuniu também com o senador Fernando Bezerra (PSB/PE) e com o prefeito anfitrião, Rui Pimenta, que na ocasião se filiou ao PSB. Na pauta, assuntos de interesse do município de Barbacena, através da troca de experiências e apoio no Senado Federal para projetos do município.


Busca de Notícias