Escola Municipal “Coronel José Máximo” realiza semana literária
O evento teve como objetivo geral incentivar nos alunos o gosto pela diversidade

A semana literária contou com apresentações na escola

A Escola Municipal Coronel José Máximo realizou sua 3ª Semana Literária entre os dias 23 a 25 de novembro com o tema principal ' O circo cultural na escola do Pombal', onde os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental fizeram várias apresentações, como teatro, recital, música e muita dança. A Semana Literária teve como objetivo geral, incentivar nos alunos o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a eles, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia, como por exemplo o da leitura e o do circo.

Durante o evento, os alunos conheceram a história do circo, puderam identificar os personagens e suas funções, compreendendo assim a cultura circense. Puderam ainda explorar através dos personagens, o estímulo e o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, por meio da poesia, da música e do teatro.

A idealizadora do projeto da Semana Literária, a professora Luciane Rocha Cantaruti 'fala sobre o evento ' A nossa semana vem sendo preparada desde o 3º bimestre e foi dividida em duas etapas. A 1ª fase corresponde a trabalhos escritos, que são os livros produzidos pelos alunos, já expostos na entrada da escola. Cada turma fez de acordo com os temas propostos através de gêneros textuais variados, como: a história do circo, poemas de personagens do circo, o menino maluquinho através transformado em história em quadrinhos e o tema teatro, desenvolvido com o livro' O Fantástico Mistério de Feiurinha'. A 2ª etapa foram as apresentações teatrais envolvendo todos os alunos do 5º ao 9º ano de nossa escola, com muitas adaptações e grandes inovações, que foram desenvolvidas através de muita leitura, interpretação, pesquisas, memorizações e ensaios.Ressaltou ainda, que esse tipo de trabalho não é uma bobagem, não é em vão, pois vale muito a pena quando vemos o resultado mais do que esperado e desejado, além de tudo, desenvolve intelectualmente e socialmente o aluno, mostrando a ele o valor da leitura de maneira diversificada, fazendo com que descubra com verdadeiro artista, capaz de fazer o possível e o impossível'concluiu.

Para a diretora da escola, Claúdia Ivone Zanetti ' A Semana Literária que acontece de 2 em 2 anos e tem como base desenvolver de forma diversificada a leitura e a escrita, onde os alunos desenvolvem diferentes tipos de leitura, interpretação e produção escrita. O projeto que é desenvolvido pela professora Luciana é de grande valia para nossa escola'.

A aluna Ana luiza Campos Gava, do 9º ano do Ensino Fundamental falou também sobre o evento ' Eu adorei participar da Semana Literária, o tema o circo fez com que os alunos mais tímidos se soltasse mais e a gente interpreta as histórias brincando,dançando e recitando'.


Busca de Notícias