Duplicação de Adutora vai garantir água para os próximos 50 anos
Ambientalista destaca ação da Prefeitura para evitar racionamento de água e dar solução ao tema para os próximos 20 anos

A obra vai resolver o problema da cidade para os próximos anos

O tema água voltou mais uma vez a ser pauta de grandes discussões no país com a tragédia na região de Mariana e que vem afetando milhares de pessoas por várias cidades mineiras. Quem não se lembra do problema que Barbacena sofreu em abril de 2012 quando houve o derramamento de óleo em um dos afluentes do Rio das Mortes e que prejudicou o abastecimento de água de grande parte da cidade. A situação só não foi pior devido à rápida ação da Prefeitura em firmar parcerias que ajudassem a solucionar o problema. O ambientalista Romeu Fernandes, com 32 anos de carreira no serviço público, chama atenção para a importância da preservação da água e pelo trabalho que a Prefeitura de Barbacena vem realizando para enfrentar o problema.

Na avaliação de Romeu, enquanto várias cidades sofreram e ainda sofrem com o racionamento, Barbacena manteve com tranquilidade seu abastecimento. E a Prefeitura pensando a médio e longo prazo no que ser refere ao abastecimento de água, primeiramente para facilitar a captação no Rio das Mortes, construiu uma barragem, o que foi fundamental para se evitar o racionamento. “Grande parte da água que nós utilizamos vem do Rio das Mortes, é captada na região do Galego, e bombeada por 6 km até chegar na estação de tratamento. A barragem tem dois objetivos que é elevar o curso de água com a finalidade de favorecer a captação e outro com objetivo de direcionar a água para a captação. E com esse investimento a Prefeitura evitará sérios problemas futuros. É importante ressaltar que tudo construído ambientalmente de forma legal”, destacou o ambientalista.

Romeu destaca ainda que uma outra importante obra da Prefeitura é a duplicação da rede de captação de água e com isso o município sai na frente no que se refere ao abastecimento de água. “A adutora da nossa cidade tem mais de 40 anos. A população cresce e temos que fazer com que a captação de água venha a atender a toda a população e essa obra é de extrema importância. Com a construção da barragem vai facilitar muito todo o processo, principalmente depois que a duplicação já estiver pronta.

Duplicação da adutora

Com o objetivo de resolver o problema de abastecimento de água em Barbacena para os próximo anos, a Prefeitura, através do Serviço de Água e Saneamento de Barbacena – SAS, está investimento cerca de R$ 5 milhões, com recurso próprio do SAS, na duplicação de sua adutora. Depois de concluídas, a captação de água do Rio das Mortes, que hoje é de 160 litros por segundo, passará a ser de 450 litros por segundo.


Busca de Notícias