Novembro Azul encerra com evento na área central da cidade
Uma passeata foi realizada para finalizar as atividades de conscientização para os homens

A caminhada na área central da cidade foi uma das ações do Novembro Azul

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública e Programas Sociais - (Sesaps), encerrou no último sábado, 28, a série de atividades do Novembro Azul, com um evento na área central da cidade. Primeiro aconteceu uma passeata saindo da praça do Rosário até a praça dos Andradas com a participação de vários profissionais ligados à área de saúde, alunos e integrantes da comunidade em geral. Uma caminhada que procurou chamar atenção dos homens para que cuidem melhor de sua saúde.

Já na praça dos Andradas, uma série de serviços foi colocada à disposição da população em geral, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e diversas orientações preventivas. Um evento com direito a música ao vivo. Para Queila Cristina da Silva Machado de Souza, subsecretária municipal de Saúde, o Novembro Azul foi uma importante oportunidade para despertar nos homens a consciência de estarem se preocupando em cuidar da saúde, principalmente fazendo a prevenção. “O Novembro Azul acabou, mas o município continua realizando suas atividades voltadas para a saúde do homem”, pontuou.

O prefeito Toninho Andrada disse que “assim como a Prefeitura apoiou e realizou campanhas durante o mês de outubro, voltadas para a prevenção do câncer de mama, a Sesaps agiu da mesma forma com o Novembro Azul. Nossa orientação é sempre no sentido de melhorar a qualidade do sistema municipal de saúde, garantindo um melhor atendimento à população e, consequentemente, uma saúde melhor e a prevenção é um dos principais instrumentos para isso”, destacou.

Trabalhar a promoção da saúde do homem com ações totalmente voltadas a eles durante o mês de novembro passou a ser realizado há três anos, quando foi criado o Dia do Homem Municipal (19 de novembro), lei de autoria da vereadora Grácia Araújo, que também esteve presente no evento de sábado. “A saúde do homem ser ficou muito esquecida e por isso procuramos criar a lei, o que provocou mudanças em Barbacena, pois há três anos conseguimos promover diversas atividades preventivas envolvendo os homens. Estou muito feliz com os resultados, pois a cidade abraçou a causa”, destacou.

Durante o Novembro Azul foram ministradas várias palestras, teve ação social em unidades básicas de saúde e no Serviço de Água e Saneamento - SAS, torneio de futsal, blitz e muitas outras manifestações.


Busca de Notícias