Toninho é reeleito presidente do Codamma
Além de Barbacena, outros 13 municípios da região fazem parte do Consórcio

Os municípios que compõem o Codamma são: Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Cipotânia, Paiva, Oliveira Fortes, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Senhora dos Remédios, Santa Bárbara, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos, Ibertioga e Capela Nova

O prefeito Toninho Andrada foi reeleito, por aclamação, na sexta-feira, 27, presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira - Codamma e ficará à frente do grupo também em 2016. Como primeiro vice-presidente foi eleito Ilário Aparecido Lacerda, prefeito de Oliveira Fortes; e como segundo vice, Sebastião Rodrigues Monteiro, prefeito de Ibertioga. Durante os primeiros dez meses da gestão Toninho Andrada à frente do Codamma, a instituição fez grandes avanços, sobre tudo, na área de iluminação pública, que passou, a partir deste ano, a ser de responsabilidade dos municípios.

Em 2015, foram grandes as conquistas no que ser referem aos trabalhos de iluminação pública que é de responsabilidade do Codamma. Quando a nova gestão começou atuar existia uma acúmulo de 900 pontos de luz queimados envolvendo 13 municípios que compõem o Consórcio, já que a Prefeitura de Barbacena assumiu as suas demandas. Já no mês de outubro passado toda essa carência já havia sido solucionada. Além disso, as demais solicitações que também surgiram ao longo daquele período foram atendidas, totalizando a resolução de problemas em 3.281 pontos. Os técnicos fizeram 217 visitas aos municípios.

Outra importante medida adotada pela atual gestão do Codamma foi a compra de uma camionete toda equipada com escada giratória e carroceria com baús, em um investimento que ultrapassou os R$ 110 mil, com recursos próprio. A prioridade para o Consórcio no ano de 2016 será a construção das Usinas de Triagem e Compostagem - UTC, ao todo serão cinco, que beneficiarão 13 municípios.

O presidente reeleito disse que está satisfeito com os trabalhos realizados até o momento, em especial, àqueles na área de iluminação pública, tendo em vista que os municípios tiveram que assumir tal responsabilidade, mas não tinham as condições para isso. “A melhor alternativa e que está dando certo foi o Consórcio assumir as atividades de iluminação pública em 13 municípios da região. Para isso, tivemos que nos equipar tecnicamente e com infraestrutura adequada”. Toninho disse ainda estar satisfeito pela sua recondução à Presidência e que os avanços vão continuar.

Municípios que compõem o Codamma

Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Cipotânia, Paiva, Oliveira Fortes, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Senhora dos Remédios, Santa Bárbara, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos, Ibertioga e Capela Nova

Eleição Amma

Também aconteceu na sexta-feira, 27, a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira - Amma para o mandato de 2016. Como presidente foi escolhido Jair Toledo de Paiva, prefeito de Paiva; como primeiro vice-presidente, Ilário Aparecido Lacerda; prefeito de Oliveira Fortes e como segundo vice, Raimundo Nonato Marques, prefeito da cidade de Antônio Carlos.


Busca de Notícias