Defesa Civil de Barbacena alerta sobre período de chuvas
O município teve índices de precipitação elevados nos primeiros dez dias de dezembro


A Prefeitura, através da Defesa Civil Municipal, faz um alerta à população de Barbacena com a chegada do período chuvoso. Os números, em 2015, comparados ao ano passado, estão bem acima, tanto em relação ao volume das chuvas quanto ao número de ocorrências, e as ações estão intensificadas. Por esse motivo, é importante que a população se atente, já que, segundo os prognósticos fornecidos pela Defesa Civil, a tendência é que, diante dessa situação, os riscos de desabamentos sejam mais constantes.

A Defesa Civil tem trabalhado em parceria direta com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal para que sejam supridas todas as necessidades, com equipes sempre de plantão. “O prefeito nos determinou que todas as medidas possíveis sejam tomadas, com o objetivo de fomentar a capacidade municipal para a gestão de riscos de desastres”, destaca o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dimas Teixeira.

Apenas nos dez primeiros dias de dezembro, choveu cerca de 140 milímetros em Barbacena, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média histórica de precipitação na cidade para o mês de dezembro inteiro é de 245 milímetros.

Foram registradas pela Defesa Civil ocorrências em cinco bairros até agora: Caminho Novo, Nova Cidade, Novo Horizonte, Santa Efigênia e Santo Antônio. Destas ocorrências, três estão relacionadas a construção inadequada de muros de arrimos (contenção).

As atenções estão voltadas sobretudo para as áreas de maior risco, que também incluem os bairros João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nova Suíça, Nove de Março, Passarinhos, Pontilhão, Santa Maria e o distrito de Pinheiro Grosso, na área próxima ao gasoduto.

As principais ações tomadas e em curso pela Defesa Civil, no momento, são: o mapeamento das áreas de risco do município; visitas aos locais com peritos credenciados para a feitura de laudos e outros pareceres a respeito das áreas afetadas; constituição de sistema de monitoramento das áreas desprotegidas; elaboração de planos de contingência para enfrentamento de possíveis desastres; e política de orientação às pessoas envolvidas no tocante ás providências preliminares a serem seguidas para evitar inerentes danos humanos e prejuízos materiais ou econômicos.

Veja dicas para evitar riscos durante o período chuvoso:

1) Não jogar garrafas “pet” nas ruas ou beiras de córregos;

2) Cuidado com sacolas plásticas, evitando lançá-las nas ruas ou o descarte sem os devidos cuidados nos locais de recolhimento de lixo;

3) Canalizar os despejos como entulhos, restos de construção e outros tipos de materiais somente para locais apropriados e devidamente autorizados;

4) Despejos de materiais derivados de borrachas como pneus e chinelos em beiras de córregos. 

A Defesa Civil Municipal conta com a compreensão e colaboração da população de Barbacena, conforme destaca o coordenador Dimas Teixeira. Ele também pede aos moradores que sigam as orientações dos agentes da Defesa Civil, caso a residência esteja notificada, buscando sempre local seguro. O órgão está à disposição da população, por meio do telefone (32) 3693-8501. O contato pode também ser feito através da Guarda Municipal pelos telefones 153 ou (32) 3339-2066. Em caso de emergência, a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) também devem ser acionados.


Busca de Notícias