Professoras da rede municipal participam de Seminário Final do Pnaic
Curso desenvolvido em parceria pela Sedec, MEC e UFJF

Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, Eliana Elias da Trindade

Durante o Seminário do Curso de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realizado no dia 14 de dezembro de 2015, no Instituto Metodista Granbery, em Juiz de Fora, orientadoras de estudos de escolas municipais de Barbacena apresentaram os relatos de experiência que foram destaques no Município. O curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec) em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O tema central do Seminário foi “Interdisciplinaridade no Ciclo Inicial de Alfabetização”. Na avaliação da equipe de formação do Pnaic da rede municipal de Barbacena, “as professoras alfabetizadoras, através dos relatos apresentados ao final do curso, demonstraram que tornaram-se protagonistas de sua ação, ao tornar real a aplicação efetiva dos conhecimentos apropriados”.

“Gostei demais dessa nova experiência. É um curso que realmente orienta o professor e tem como objetivo melhorar e enriquecer a prática docente”, destacou Maria Aparecida Patrício Campos, que leciona há 27 anos e hoje é professora do terceiro ano. “A equipe do Pnaic é responsável e comprometida para nos orientar e tornar o curso agradável e acolhedor. Espero ter a oportunidade de continuar a fazer o curso o ano que vem, pois ainda tenho muito a aprender. O professor deve ser como a água que corre no rio, sempre em movimento, é preciso aprender sempre”, completou a professora.

Experiências desenvolvidas em sala de aula, que foram destaque no Curso:

“As abelhas”: Escola Municipal Inês Piacesi, professora do 2º ano do Ensino Fundamental - Cleide Alcineia de Sousa Lima Melo.

“Interdisciplinaridade Integração de Saberes”: Escola Municipal José Moreira dos Santos, professora do 2º ano do Ensino Fundamental – Maria do Rosário de Fátima Lisboa.

“Cantando e Encantando com Vinícius de Morais - Uma Proposta para Alfabetização e Letramento através da Música”: Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, professora do 3º ano do Ensino Fundamental - Eliana Elias da Trindade.

“Meu animal mora na escola”: Escola Municipal José Moreira dos Santos” - professora Rosemary Maria de Oliveira.


Busca de Notícias