CISRU faz balanço de trabalho
Texto aborda a importância do consórcio no contexto da saúde da Região Centro Sul


Jose Orleans da Costa
Secretário de Saúde e Programas Sociais de Barbacena
Presidente do Conselho Tècnico Executivo do CISRU

Ao longo destes três anos de gestão municipal, os secretários de saúde da região macro centro sul convergiram para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência (CISRU), as maiores discussões sobre a assistência à saúde no território sem nenhuma dúvida.

Hoje os gestores de saúde da região têm completo conhecimento e domínio da situação de saúde, com diagnóstico preciso e sabedores do que é necessário para melhorar a saúde da população.

Em que pese o papel da SRS ser importante, foi no espaço do CISRU que se deram as maiores discussões, brigas, acordos e companheirismo de uma região que era muito dividida e que não sabia juntar para reivindicar a atenção do Estado e do Ministério às suas demandas. As iniciativas individuais deram lugar ao trabalho em conjunto, mesmo com as saudáveis diferenças. Ali não somos movidos por interesses partidários, mas sim pelo interesse maior da Saúde.

Estamos tão cientes de nosso saber acumulado e de nossas responsabilidades que, a mudança de Governo ocorrida a nível Estadual não nos induziu a idéia de que tudo começaria em 2015, pensamento tão comum aos governantes deste País. Não nos intimidamos com tentativas, mesmo discretas, de que “agora que vamos desenhar a região”. A região tem o desenho construído no coletivo e precisa que o Estado e a União disponibilizem os recursos necessários para que a saúde melhore!

Isto que é importante: o saber do território produzido no próprio território e que pertence ao mesmo!

Estamos iniciando o último ano dos Governos Municipais. Não sabemos quantos gestores continuarão durante este ano e por quanto tempo, e muito menos quem ficará para o próximo quadriênio que se iniciará em 2017. Mas o importante é que a região tem conhecimento de si e quem virá depois não partirá do zero e sim do ponto em que estamos e que deixaremos!

O CISRU foi o espaço técnico e democrático por excelência onde o saber da região foi mais marcante.

Um ano novo muito bom para nós todos e para aqueles que não continuarão por razões várias, saibam que suas contribuições permanecerão.


Busca de Notícias