Solenidade Militar marcou formatura da Epcar
Alunos seguem para a Academia da Força Aérea


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) formou 143 alunos da turma 2013/2015, denominada “Manda Bala”, que teve como primeiro colocado o aluno Richardy Barcelos Almeida, que recebeu seu distintivo de formando das mãos de seus pais e do Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, Comandante da Epcar.  A maioria dos formandos deverá seguir carreira militar na Academia da Força Aérea. A Escola não prepara os jovens somente para serem futuros oficiais da Força Aérea Brasileira, mas também forma grandes cidadãos que ingressarão em outras carreiras. A solenidade militar foi presidida pelo diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva.

Também compuseram a tribuna de honra (foto) o Ten. Brig. do Ar Alvani Adão da Silva, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial; o Maj. Brig. do Ar Waldeísio Ferreira Campos, vice-diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica; o Maj. Brig. do Ar José Magno de Resende Araújo, Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica; Brig. do Ar Celestino Todesco, Comandante da Epcar; o Brig. do Ar Robson Grandelle, Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica; o Brig. de Infantaria Luís Claudio Topan, Chefe da Subseção de Segurança e Defesa do Comando Geral de Operações Aéreas, o Brig. do Ar Alex Picchi Izmailov, ex-Comandante da Epcar; o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada, representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e o secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que representou o prefeito Toninho Andrada.

O Orador Oficial da cerimônia militar foi o vice-Diretor do Departamento de Ensino da Aeronáutica e ex-Comandante da Escola, Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos,  que destacou o trabalho de todo o efetivo da instituição militar. "Toda a Epcar foi mobilizada para a melhor formação dos alunos. Parabenizo a todos pelo cumprimento da missão", oportunidade em que relembrou os seus tempos de aluno da instituição de ensino da Força Aérea, considerada a “Nascente do Poder Aéreo”, pois tem como missão preparar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea – CFOAv , em Pirassununga, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar - CPCAR, realizado em Barbacena, compreende três anos equivalentes ao Ensino Médio do Ministério da Educação, abrangendo instruções nos campos científico e militar, ministrado sob o regime de internato. Classificada pelo Exame Nacional do Ensino Médio – Enem - como uma das melhores Escolas Públicas do Brasil, a Epcar oferece anualmente 180 vagas para uma média 13.000 candidatos no concurso de admissão, que é considerado um dos mais difíceis do país.


Busca de Notícias