Gerência de Educação para o trânsito da Sutram realiza visita técnica à BHTrans
O objetivo foi proporcionar aos funcionários a oportunidade de conhecer os diversos trabalhos desenvolvidos pela empresa


Uma equipe de funcionários da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), da Prefeitura de Barbacena, coordenada pela professora Maria Eugênia Castro Silva Oliveira, realizou, no dia 14 de dezembro, uma visita técnica à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), mais especificamente na Geduc (Gerência de Educação para a Mobilidade). Os funcionários foram recebidos por Humberto Rolo Paulino, gerente da Geduc, que disponibilizou profissionais para a apresentação da dinâmica de trabalhos realizados na capital mineira. A visita teve por objetivo proporcionar à equipe a oportunidade de conhecer os diversos trabalhos desenvolvidos pela BHTrans na busca por melhorias da qualidade de vida do setor na cidade.

A BHTrans, instalada no Bairro Buritis, que abriga a Geduc, dispõe de uma estrutura ampla, contando inclusive com um espaço circense. O Circo “Transitando Legal” é um local no qual as crianças vivenciam conceitos de mobilidade e segurança através de várias atividades: palestras, jogos, brincadeiras, espetáculos teatrais, aulas práticas, etc. Além disso, mantém um programa permanente de Educação para o Trânsito, o BHTrans Educa, que desenvolve ações com diversos públicos, desde crianças até a terceira idade, com o objetivo de transformar comportamentos, criar novos conceitos em relação à mobilidade, permitindo que os cidadãos se movimentem com segurança e preservando o meio ambiente.

A Sutram, por meio da Gerência de Educação para o Trânsito e Estatística (Gete), está elaborando um projeto para um curso de capacitação para todos os monitores do serviço de transporte escolar realizado em Barbacena, atendendo ao decreto de número 7555/14. Com a realização desta visita, foi possível aprimorar o projeto do curso, agregando as técnicas obtidas junto a BHTrans.

A coordenadora de Educação para o Trânsito da Sutram, Maria Eugênia Castro Silva Oliveira, afirma que “o caminho para uma melhor qualidade de vida passa necessariamente pela educação no trânsito, pois os nossos deslocamentos diários sejam como pedestre ou através de veículo, carecem de ações que resultem na paz no trânsito”.

O subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Ailton Ramos Vidal Filho, ressalta que “a atual administração está se dedicando ao trânsito em nossa cidade, possibilitando visitas técnicas a vários órgãos e investindo na infraestrutura de trânsito e mobilidade urbana. Não podemos esquecer também da integração do município, através da Sutram, ao Sistema Nacional de Trânsito, que já está em fase final.”

Participaram da visita, por parte da Sutram: Maria Eugênia, a coordenadora de educação para o trânsito,; Maria de Lourdes, pedagoga; Odilon Couto, engenheiro analista de trânsito; e Marcelo Almeida, gerente operacional. Por parte da BHTrans, estiveram presentes na visita técnica; Humberto Rolo, gerente de Educação para Mobilidade; Edina Lara, pedagoga; Edmar, agente de trânsito; Paula Ferraz, analista de trânsito; Gilvan, pedagogo; e Tristão Macedo, professor.


Busca de Notícias