Prefeitura realiza Dia D Contra a Dengue nesta terça-feira
O evento acontece na Praça dos Andradas, de 8h às 12h


A Prefeitura de Barbacena, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realiza nesta terça-feira (29), de 8h às 12h, na Praça dos Andradas, o Dia D Contra a Dengue. O evento pretende informar sobre a doença e suas formas de prevenção. Uma peça teatral sobre o tema também está na programação. Além disso, serão apresentados detalhes sobre os vírus zika e chikungunya, que são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, que não têm casos registrados na cidade, mas deixa o setor de saúde em alerta.

O Dia D ainda busca sensibilizar o barbacenense a tirar dez minutos por semana para fiscalizar o próprio domicílio. 'Numa temperatura agradável, com umidade, o mosquito chega à fase adulta rapidamente, podendo levar de cinco a dez dias. Por isso, é importante que uma vez por semana as pessoas verifiquem todo o ambiente de casa', destaca a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Sesaps, Madalena Mattos Orempuller.

Orempuller também afirma que o apoio da população é indispensável para a maior eficácia das estratégias de combate ao mosquito: 'Quando os agentes de campo atuam nos bairros, geralmente encontram residências reincidentes. As pessoas sabem do risco, mas se descuidam. 80% dos focos estão dentro das casas. É também importante destacar os terrenos baldios, onde muita gente joga lixo, podendo criar mais focos. Com atitudes simples, nós podemos evitar a proliferação do mosquito'.

A dengue no município - Em Barbacena, neste ano de 2015, foram registrados 27 casos de dengue, sendo 12 contraídos na cidade e 15 de pessoas que foram contaminadas em outros municípios. O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), um grande aliado no processo de combate às doenças, apontou resultado positivo, com o município apresentando índice de apenas 0,7%, o que está dentro do satisfatório, pois está abaixo de 1%, de acordo com o Ministério da Saúde.

Mesmo diante dos resultados positivos, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, bem como do zika e chikungunya, continuam sendo desenvolvidas constantemente em todos os bairros de Barbacena. Dentro do cronograma de trabalhos, estão a visita dos agentes de endemias às residências, tratamento focal de larvas, aplicação de fumacê em áreas que apresenta mais foco do mosquito, palestras preventivas em escolas e outras entidades, mutirão em diversos bairros com ampla ação de eliminação de possíveis criadouros do mosquito e a convocação dos moradores a entrarem nesta luta.


Busca de Notícias