Prefeitura vai construir mais cinco Unidades Básicas de Saúde
Serão contemplados os distritos de Pinheiro Grosso e Torres e os bairros Santo Antônio, Monte Mário e Santa Luzia

No ano passado, duas Unidades foram entregues, sendo uma delas a UBS do bairro Funcionários

A área da saúde continua sendo uma das prioridades do governo Toninho Andrada. E, nesta quinta-feira, dia 7, a Prefeitura de Barbacena realizou processo licitatório para contratação de empresa de engenharia especializada em serviços de construção civil, visando a edificação de cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Serão contemplados os distritos de Pinheiro Grosso e Torres e os bairros Santo Antônio, Monte Mário e Santa Luzia. Na construção das cinco unidades, serão investidos R$ 2.328.018,39.

As novas Unidades de Saúde serão construídas com recursos obtidos pela Prefeitura de Barbacena através de convênio com o Ministério da Saúde e o Programa Saúde em Casa da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). A empresa vencedora do processo licitatório foi a Construtora Silva Porta, de Belo Horizonte. Em pesquisa realizada pelo Instituto UrbanData, divulgada no último mês de dezembro, a população de Barbacena aprovou os serviços ofertados pelas Unidades de Saúde do Município. 65,8% dos entrevistados classificaram os serviços entre ótimo, bom ou regular.

O prefeito prefeito Toninho Andrada disse que será mais um passo importante no projeto de melhorar a saúde no município. “Estamos trabalhando firme para melhor o sistema municipal de saúde. Inauguramos o novo PA no Hospital Regional, colocamos em funcionamento duas novas UBS (Funcionários e Nova Suíça), implantamos o Centro Ambulatorial com as especialidades médias e exames. Esses são alguns exemplos do que estamos fazendo na saúde. Aliás, embora a saúde pública no Brasil seja um grande problema, as pesquisas deram aprovação para os serviços ofertados nos postos de saúde da cidade, mesmo neste quadro adverso. Quer dizer, estamos fazendo a nossa parte. E agora vamos construir mais cinco UBS, que será um avanço no setor”.

No ano passado, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), entregou à população as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Nova Suíça e Funcionários. Com capacidade para atender cerca de 12 mil pacientes/mês, as unidades , totalmente modernas, atendem os moradores com atendimento clínico (médico e enfermeiro), vacinação, serviços de curativos e citopatológicos, pré-natal, de puericultura, grupos de hipertensos e diabéticos, além das atividades do programa Saúde da Família.


Busca de Notícias