Santa Casa inaugura consultório odontológico para pacientes com necessidades especiais
A obra é fruto de convênio entre a instituição, a Prefeitura de Barbacena e a Secretaria de Estado de Saúde


A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena (SCMB), por meio de convênio com a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde, inaugurou na terça-feira (12) um consultório odontológico para atender os casos de pacientes com necessidades especiais. O consultório, que homenageia o ex-provedor da SCMB, José Campos Junior, vem para atender à população da Região Ampliada Centro-sul, alcançando mais de 50 municípios e uma população estimada em 800 mil habitantes. A obra representa um marco histórico no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois a demanda por esse serviço encontra-se reprimida em mais de 200 casos graves.

Os atendimentos já começaram nesta quarta-feira (13) e os pacientes contam com uma estrutura moderna, com equipamentos de última geração, como aparelho de raio-X digital, aparelhos fotopolinerizadores de led, anestesia local computadorizada, além de um ambiente acolhedor para o tratamento. O consultório tem três cirurgiões bucomaxilofaciais e auxiliares de saúde bucal, especializados em atendimentos a pacientes com necessidades especiais.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, a atual gestão tem dado prioridade à saúde. O setor foi completamente redesenhado e as diversas atividades da área estão avançando. Desta forma, mais uma obra foi entregue à população: “Isso integra o projeto da Prefeitura em transformar o sistema de saúde em Barbacena. O que o meu governo tem realizado, seja por conta própria ou através de parcerias, visa melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo na saúde. É isso que nós temos buscado e até agora temos conseguido bons resultados”.

O deputado federal Bonifácio Andrada, que é considerado o maior benfeitor da história da SCMB e atual vice-provedor, destacou a execução da obra: “Isso é do mais alto interesse social e para a saúde da região. Esse consultório odontológico é um dos melhores do país e apresenta o que tem de mais avançado em equipamentos. Tudo aquilo que beneficia o povo de Barbacena e região e engrandece a Santa Casa, como tradicional instituição de apoio à saúde, traz uma grande satisfação”.

O secretário municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, enfatizou o atual momento da saúde no município: “Nós não estamos fechando serviços em Barbacena. Nós estamos abrindo serviços, mesmo em um momento de crise. Nós planejamos direito, acertamos as contas, e chegamos em 2016 com a perspectiva de investimento, até o meio do ano, de R$ 5 milhões. A crise mostra a capacidade do gestor na hora de fazer as coisas”.

O diretor geral da Santa Casa, Jorge Corrêa Neto, ressaltou que a obra é uma reivindicação de mais de 15 anos da população: “Isso consolida a nossa vocação como polo em serviços de saúde prestados através do SUS. Neste projeto, foram investidos cerca de R$ 100 mil, em obras de reforma e ampliação, aquisição de equipamentos e insumos para suportar um atendimento por mais de 12 meses”.

O representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, afirmou que esse foi um dos maiores desafios encontrados pela Secretaria: “A falta de atendimento a esses pacientes foi bem complicada. Tenho certeza de que esse serviço vai contribuir muito para que, rapidamente, todos sejam atendidos”.

A atual provedora da SCMB, Cleyde Rocha Marks, também falou sobre o novo serviço oferecido pela instituição: “Essa inauguração tem um significado muito especial. E é próprio da Santa Casa prestar o melhor serviço às pessoas com necessidades especiais e a todos aqueles que precisam. Como hospital filantrópico, nós buscamos realizar o nosso papel da melhor forma possível.”

Também estiveram presentes no evento o presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico Grande Oriente de Minas Gerais, Mário Luiz Penna Esteves; Bonifácio Neto, representando o deputado estadual Lafayette Andrada; os vereadores Grácia Araújo e Carlos Alberto Sá Grise, representando a Câmara Municipal de Barbacena; Waldir Damasceno, representando o Hospital Ibiapaba; Álvaro Ferreira, da Ordem Maçônica Regeneração; o vereador do município de Antônio Carlos, Marcelo Vieira; as superintendentes da Sesaps, Queila Cristina e Nágila Vianna; Rosângela Corrêa Netto, do Conselho Municipal de Saúde de Barbacena; o secretário municipal de Saúde de Ressaquinha, Ricardo Alessandro de Oliveira; o secretário municipal de Saúde de Alfredo Vasconcelos, Roberto Teixeira Bedran; o secretário municipal de Saúde de Dores de Campos, José Roberto dos Santos; o subsecretário de Obras, João Luiz Ribeiro; Walter Malta de Araújo, representando a loja maçônica Cavaleiros da Inconfidência; Francisco Furtado, da loja maçônica Fraternidade e Justiça; e Antônio Américo de Campos Júnior, Procurador-Geral do Município de São João del-Rei, representando o Instituto Presidente Tancredo Neves (Iptan).


Busca de Notícias