Comitê visita Barbacena para acertar detalhes da passagem da Tocha Olímpica
A chama chega ao município no dia 15 de maio e diversos setores da sociedade estão mobilizados

A reunião contou com a presença de diversos setores da sociedade civil e militar

Representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pela organização do revezamento, estiveram em Barbacena nesta sexta-feira (15) para acertar os detalhes sobre a passagem da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 pelo município, que acontecerá no dia 15 de maio. Nesta última visita oficial do COB, que contou com a presença de diversos setores da sociedade civil e militar, foram discutidas questões relativas à logística, segurança, trânsito, trajeto, sobre o revezamento e a condução. Após a reunião, as representantes do COB, Ingrid Cano e Lívia Bousquet, também visitaram o percurso da Tocha.

O percurso será de 5km dentro da cidade, com 25 condutores, selecionados através dos patrocinadores do evento ou por meio de indicação. O início do revezamento será na rua Marechal Floriano Peixoto (próximo à sede da 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil) e o término, na Avenida Governador Bias Fortes (próximo à Localiza). A Tocha Olímpica passará pelas principais ruas de Barbacena e, ao chegar à Praça dos Andradas, haverá uma parada para celebração de 15 minutos.

A reunião foi coordenada pela Comissão Especial criada pelo prefeito Toninho Andrada e presidida pelo vice-prefeito Mário Raimundo de Melo. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Corpo de Bombeiros, Superintendência Regional de Ensino, Polícia Civil, Serviço de Água e Saneamento (SAS), Banco Bradesco (uma das empresas patrocinadoras das Olimpíadas) e diversos setores da Prefeitura. A partir de agora, essa força-tarefa fará reuniões periódicas para alinhar as estratégias dentro do município.

O prefeito Toninho Andrada destacou que a cidade vai viver um momento único em sua história, participando do seleto grupo de 40 cidades mineiras e 300 cidades brasileiras que irá receber a Tocha Olímpica. “Barbacena ficará marcada na história dos Jogos Olímpicos e os barbacenenses que irão conduzir a Tocha no percurso pela cidade serão privilegiados e nos orgulharão de fazermos parte desse grande momento para o esporte brasileiro”, enfatizou.

O vice-prefeito e presidente da Comissão Especial, Mário Raimundo de Melo, destacou que os diversos setores da cidade estão se mobilizando amplamente para que a passagem seja marcante: “Estamos trabalhando em conjunto para fazer uma festa bonita na cidade. Nós unimos esforços para garantir que a população participe deste momento. Esse é um evento que repercute mundialmente e Barbacena só tem a ganhar com isso”.

O setores de segurança da cidade estarão mobilizados para garantir que o revezamento transcorra sem incidentes. Os setores de trânsito também vão atuar para coordenar, fiscalizar e promover alterações, de acordo com as regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico. Segundo a Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), as ruas do revezamento serão fechadas apenas durante a passagem da chama. O Comitê Olímpico também determinou que não haja quaisquer veículos no trecho da passagem. Por isso, a Sutram conta com a compreensão, o apoio e a participação dos barbacenenses neste momento único na história da cidade.


Busca de Notícias