Ano de 2016 começa com balanço positivo da Defesa Civil
Com as chuvas, orientação é que a população fique sempre alerta


Apesar das constantes chuvas que têm caído sobre Barbacena, os primeiros 15 dias do ano de 2016 foram considerados tranquilos pela Defesa Civil Municipal, quando comparado com o mesmo período de 2015. Nos últimos dez dias, foram 100 milímetros de chuvas, segundo a coordenação da Defesa Civil, número considerado normal, sendo que não houve registro de ocorrência grande no Município.

As poucas ocorrências registradas foram de pequenas rupturas de barrancos em locais de obras. Em relação às áreas de riscos maneadas, todas estão monitoradas e até o momento elas são consideradas estáveis, não oferecendo risco. Mesmo assim, a Defesa Civil Municipal continua alerta, principalmente em dias chuvosos. A Defesa Civil tem trabalhado em parceria direta com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal para que sejam supridas todas as necessidades, com equipes sempre de plantão.

“As atenções estão voltadas sobretudo para as áreas de maior risco, que incluem os bairros João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nova Suíça, Nove de Março, Passarinhos, Pontilhão, Santa Maria e o distrito de Pinheiro Grosso, na área próxima ao gasoduto”, explica o coordenador da Defesa Civil Muncipal, José Luiz de Sena.

Mesmo estando em um período considerado tranquilo, a Defesa Civil orienta a população a ficar sempre alerta e alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas maiores: não jogar garrafas pet nas ruas ou beiras de córregos; cuidado com sacolas plásticas, evitando lançá-las nas ruas ou o descarte sem os devidos cuidados nos locais de recolhimento de lixo; canalizar os despejos como entulhos, restos de construção e outros tipos de materiais somente para locais apropriados e devidamente autorizados; despejos de materiais derivados de borrachas como pneus e chinelos em beiras de córregos; quem mora próximo de córregos deve ficar vigilante com relação ao nível da água pára que não seja pego de surpresa.


Busca de Notícias