Prefeitura divulga parte da programação do Carnaval 2016
Festa acontece entre os dias 4 e 9 de fevereiro e conta com novidades

A matinê na Praça dos Andradas atrai famílias, crianças e pessoas fantasiadas

A Prefeitura de Barbacena está entrando em fase final para os preparativos do Carnaval 2016. O prefeito Toninho Andrada confirmou a realização da festa popular. O evento acontecerá na cidade entre os dias 4 e 9 de fevereiro, começando com a tradicional Batalha de Confetes, numa parceria com a Rádio Sucesso FM, e uma extensa programação, que será divulgada de forma completa na próxima semana.

A Batalha de Confetes abrirá o Carnaval 2016 na quinta-feira (4), das 20 às 2 da manhã, na Avenida Irmã Paula, no bairro São Sebastião. As matinês, com banda de sopro, apresentando marchinhas para toda a família, continuam na Praça dos Andradas e acontecem de sábado (6) a terça-feira (9), das 14 às 22h. A grande novidade é o Carnaval noturno, que neste ano será realizado na Praça da Paróquia Santo Antônio também de sábado a terça, das 21 às 2. Os distritos de Correia de Almeida e Senhora das Dores vão contar com uma programação de som mecânico nos mesmos dias, com horário ainda a ser definido.

O prefeito Toninho Andrada disse que mesmo diante da crise econômica, que vem levando inúmeros municípios a cancelar a folia, Barbacena não poderia deixar de realizar o seu carnaval, completando assim um ciclo de quatro anos de sucesso, cujo o evento vem acontecendo em dois circuitos atendendo a todos os públicos. 'Nos últimos três anos conseguimos resgatar a tradição do carnaval barbacenense, onde no centro pessoas de todas as idades aprovaram a programação, superlotam aquela área e se divertem como há muito tempo não se via. Por outro lado, temos também aquela folia mais agitada que agrada e atrai um grande número de pessoas, que antes foi realizada na Avenida e agora por várias questões, entre elas a segurança dos foliões, será realizada na Praça de Santo Antônio', enfatizou.

A Diretora de Eventos, Cristina Carvalho, acredita que o Carnaval terá um retorno positivo para o município: 'Nós temos certeza que a festa será muito mais tranquila com todas as mudanças, com mais segurança, e tudo dentro de um orçamento possível. As expectativas são as melhores e acredito que nós temos tudo para realizar um grande evento. Essa foi a determinação que recebemos do prefeito. E é o que estamos programando'.

O Capitão Glauber Paixão Emídio, comandante da 60ª Companhia de Polícia Militar, ficou otimista com as mudanças e disse que tudo foi definido em reunião com o aval da PM. “Com relação à Batalha de Confetes, o novo local é um ponto que nós consideramos geograficamente bom, com a via larga, possibilidade de colocar veículos de segurança, ambulância e instalar um posto adequado.” O capitão também aprovou a mudança do Carnaval noturno para a Praça do Santo Antônio: “Em termos de evento, nós acreditamos que a estrutura do local é mais favorável que na Avenida Governador Bias Fortes. A praça de Santo Antônio facilita nossas estratégias, por ser um local específico para eventos, com a capacidade de receber um grande público, além de termos um posto policial no bairro para facilitar o apoio. Eu acredito que o nosso efetivo, que é ampliado durante o Carnaval, é suficiente para garantir a segurança durante a festa na cidade”.

População aprova o Carnaval em Barbacena - A folia de Momo, desde 2013, diversificou as atrações e ampliou a programação para dois locais, com matinê, apresentado as tradicionais marchinhas, em uma evento voltado para famílias, crianças e pessoas fantasiadas, e uma programação noturna, com shows para toda a população. Além disso, distritos do município também têm programação própria.

A população barbacenense aprova o novo modelo da festa. Desde o primeiro ano, o foliões enfatizam a mudança, destacando que a programação, voltada para todo tipo de público, foi um acerto da atual gestão. Conforme destacou um dos foliões no ano passado, 'Barbacena apresenta um Carnaval diferente, um Carnaval muito alegre e muito organizado'.

Várias cidades brasileiras cancelaram a folia - A crise econômica brasileira afetou municípios em todo o país e muitos optaram por cancelar o Carnaval em 2016. Pelo menos 54 cidades brasileiras, de 9 estados, não farão a festa. Além disso, grande parte das cidades que não cancelaram o evento tiveram que reduzir as despesas consideravelmente.


Busca de Notícias