A magia do circo não tem idade
Programação da convenção de circo continua neste final de semana


A 17ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, evento organizado pela Associação Brasileira de Malabarismo e Circo continua com programação até domingo. Neste sábado, à partir das 11 horas da manhã haverá concentração dos artistas no Jardim do Globo e logo após o cortejo segue para a Praça dos Andradas para uma série de apresentações. O Secretário Chefe da Casa Civil, professor José Augusto Penna Naves, em artigo especial, comenta este importante momento cultural.

A magia do circo não tem idade

Estive presente na 17ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo que acontece nesta na cidade, evento organizado pela Associação Brasileira de Malabarismo e Circo em parceria com o Instituto Federal Sudeste de Minas e que conta com o apoio da Prefeitura. São dezenas de espetáculos e centenas de artistas brasileiros e estrangeiros reunidos em um só espetáculo. Além da programação técnica voltada para os próprios artistas, várias atividades vêm ocorrendo nas ruas e praças da cidade, como na Rua Bahia e em Pinheiro Grosso.

Destaque para os cortejos na Praça dos Andradas, hoje à tarde e no sábado pela manhã. Tive o prazer de presenciar alguns espetáculos e a sensação que fica após ver de perto tantos jovens artistas em ação é que a magia do circo é algo que atravessa gerações e mesmo em tempos de vídeo games e alta tecnologia nas diversões, ainda há espaço para a singeleza e um certo romantismo que o circo nos inspira.

Seja um adulto ou uma criança, ninguém fica imune a este encantamento diante da perícia de um malabarista ou da graça de um palhaço. A lona é o templo mágico de uma cultura milenar. É por isso que tais manifestações precisam ser incentivadas e divulgadas para que sobrevivam e permitam que as novas gerações não sejam privadas dessa forma de arte democrática e ao mesmo tempo simples e sofisticada na sua essência.

Até domingo, dia 31, serão cinco dias e quatro noites, de acampamento e circo nas dependências do Campus do IF. Segundo o portal cbmcirco.com a cidade está recebendo cerca de 500 artistas, com uma programação que oferece 50 oficinas, 17 espetáculos, competições, jogos, palestras, sendo que os espetáculos dentro do Campus são limitados aos convencionistas.

A Prefeitura Municipal apoia o evento através da Casa Civil; da Secretaria de Educação/Subsecretaria de Cultura; e do SAS. Daí, parabenizamos a Associação de Malabaristas, por meio do presidente Marcilio Moura; a direção do IF, através dos professores José Alexandrino e Flaviana; ao prefeito Toninho Andrada, os secretários Rita Candian e Luís Alvaro, o subsecretário Edson Brandão e toda a equipe envolvida, além das outras várias entidades que apoiam o evento. E o parabéns especial a todos os artistas que vieram a Barbacena mostrar com muito talento e alegria, que a magia do circo não tem idade e por isso é imortal. E ponto final.


Busca de Notícias