Monitores de transporte escolar participam de capacitação
Curso é promovido pela Prefeitura, através da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana - Sutram

A qualificação foi realizada no auditório do Ifet

Cerca de 150 pessoas entre monitores que já atuam no transporte escolar no município de Barbacena e novo profissionais que desejam entra neste ramo de trabalho participaram de um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Barbacena através da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram). O curso aconteceu na quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28, no auditório do Instituto Federal Câmpus Barbacena (Ifet).

Totalmente gratuito, a capacitação foi ao encontro de um cumprimento ao Decreto nº 7.555/14. A finalidade do trabalho é proporcionar mais qualidade ao serviço de transporte escolar do município. De acordo com a coordenação da Sutram, só serão autorizados a atuarem como monitor no transporte escolar aqueles profissionais que fizeram o curso.

No primeiro dia, os participantes participaram de debates voltados para a ética, comportamento profissional, atribuição dos monitores de transportes escolar, a integração entre o corpo de bombeiros e o Samu no atendimento à população, o transporte escolar previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Já na quinta-feira, os temas foram voltados para primeiros socorros em caso de acidentes; um olhar atento ás atitudes e comportamento de crianças e adolescentes; o decreto 7.555/2014 que regulamenta o serviço de transporte escolar no município.

Todos os participantes receberam o certificado. O curso contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e o Conselho Tutelar. Em Barbacena, atualmente são cerca de 90 veículos autorizados para o transporte escolar. Para o subsecretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Helder José Tonholo da Silva, o curso teve como uma de suas finalidades buscar a excelência no atendimento aos usuários do transporte escolar.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, o curso é uma ótima oportunidade para que os profissionais possam se qualificar e, assim, poderem realizar suas atividades com mais tranquilidade e segurança.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito, Mário Raimundo, o secretário de Governo, José Francisco; o presidente do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Barbacena, José Miguel Dias Filho; e o presidente da Associação dos Transportadores Escolares de Barbacena, Paulo César Ribeiro.


Busca de Notícias