Cônsul da Itália visita Barbacena
Economia e a cultura local são algum dos assuntos tratados no encontro

Representantes da Prefeitura, entidades comerciais de Barbacena e visitantes do Consulado Italiano

Em um ato diplomático, na tarde desta sexta-feira (26), a Prefeitura de Barbacena recebeu a visita da Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, juntamente com o presidente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Valentino Rizzioli. Durante o encontro, foram discutidos vários assuntos como economia, cultura, laços entre Itália e Barbacena, dentre outros. Participaram também do encontro, diversos integrantes da administração municipal, a Agente Consular Honorário da Itália em Barbacena, Isabel Puiati, o presidente do Sindicomércio, Osvaldo Fernandes; o presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia; e a presidente do Movimento Barbacena, Eu Amo, Eu Cuido, Lidia Sad.

O prefeito Toninho Andrada destaca que 'a cidade de Barbacena tem fortes ligações com a cultura italiana e que é uma honra para o município receber representantes daquele país, sobretudo, em visita oficial. Estamos satisfeitos em poder recepcionar tão ilustres visitantes, certos de que aqui encontrarão também um pouco de seu país, afinal Barbacena é um dos municípios do estado com maior presença de descendentes de imigrantes italianos'.

De acordo com o vice-prefeito Mário Raimundo, a visita é de extrema importância para o Município. “Para Barbacena é um momento muito importante, já que aqui é uma cidade de cultura italiana. Durante os assuntos discutidos, estreitamos os laços entre a Itália e Barbacena, nas partes cultural, econômica e social”, destacou.

“Estamos conversando sobre potencialidades econômicas, culturais, de agendas estabelecidas entre Barbacena e Itália. Hoje, é uma aproximação geral, mas estabelecemos grupos de trabalho de representantes de áreas específicas que estarão em contato com o governo Italiano, representado pelo Consulado de Belo Horizonte”, explicou o subsecretário municipal de Cultura, Edson Brandão.

Já a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, explicou que a visita a Barbacena estava em seus planos. “Eu estava devendo uma visita a Barbacena, porque aqui, dentro do Estado de Minas Gerais, é a cidade que tem mais presença de italianos e, quando fiquei sabendo, quis me aproximar mais e conhecer o local. Esta visita foi muito querida por mim, pois queria saber mais sobre a economia local. Estamos viajando com o representante da Câmara de Comércio justamente para estreitarmos os laços comerciais, econômicos entre a Itália e Barbacena”, disse.

Ao falar em economia, o presidente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, destacou a importância da vinda a Barbacena. “Nós enxergamos em Barbacena um polo importante, que é o da economia. Aqui está reunidos os vários empresários da cidade e já falamos de vários assuntos e tem também a área cultural, onde vamos assistir a várias apresentações. Enfim, a visita está sendo muito válida e rica para todos nós”.

Após a reunião na Prefeitura de Barbacena, os visitantes seguiram para uma reunião de italianos na Casa d'Itália, onde acontecerá um jantar informal para os convidados. No sábado (27), a Cônsul fará uma visita ao Ponto de Partida, onde irá conhecer a Sericícola e consequentemente todas as atividades realizadas no local.


Busca de Notícias