Prefeito cria Comitê Municipal de Mobilização Social contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus
Comitê foi instituído através do Decreto nº 7.960 e reunirá forças no combate ao Aedes aegypti


Na luta contra o mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Barbacena tem unido forças. Agora, o prefeito Toninho Andrada, através do Decreto Municipal nº 7.960, “Institui o Comitê Municipal de Mobilização Social contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”. O Comitê tem a finalidade de coordenar, articular, acompanhar, avaliar e incentivar as ações de educação em saúde e de mobilização social para o combate à dengue em todo o território do Município; integrar as ações de promoção, prevenção e controle da dengue, desenvolvidas por todos os segmentos da sociedade; e promover a participação e integração da comunidade nas respectivas ações.

“Para a criação do Comitê foram consideradas as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue editadas pelo Ministério da Saúde; a Portaria GM/MS 1.813 de 11 de novembro de 2015 que registra 'Situação de emergência em Saúde Pública de Importância Nacional' o combate ao Aedes; e a importância do envolvimento do Poder Público, nos três níveis de governo, e demais segmentos da sociedade organizada, por meio de ações articuladas para combate ao vetor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, lembrou o prefeito Toninho Andrada.

O Comitê Municipal de Mobilização Social contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus será composto por representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Programas Sociais (Sesaps); Governo e Coordenação Geral (Segov); Planejamento e Gestão (Seplan); Educação, Desporto e Cultura (Sedec); Obras Públicas (Semop); SAS; Câmara Municipal de Barbacena; Conselho Municipal de Saúde; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Epcar; Ministério Público Estadual; Conselhos Regionais de Medicina, Farmácia, Enfermagem; Direção dos Hospitais (Cebams, Imaip, Santa Casa, Hospital Geral/Fhemig); Associação Barbacenense de Proteção aos Animais; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbacena; Sindicato do Comércio Varejista de Barbacena; Rotary Club; CDL; Superintendência Regional de Saúde de Barbacena; Faculdade de Medicina de Barbacena; Imprensa; e Entidades Religiosos.

No Decreto, está previsto também em seus artigos que o Comitê Municipal será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais e contará com uma Coordenação Executiva, composta por representantes a serem escolhidos na primeira reunião. O Comitê poderá criar grupos de trabalho intersetoriais para ações específicas que se fizerem necessárias. As reuniões deverão acontecer, de preferência, nas dependências da Sesaps, mediante convocação de seu presidente.  


Busca de Notícias