Prefeitura amplia atendimento à população na UBS de Correia de Almeida
Novo horário é destinado a casos de urgência, evitando que moradores precisem se deslocar até a sede do Município


Com a implantação do pedágio na BR 040 pelo Governo Federal, na área de Barbacena, a população do distrito de Correia Almeida acabou tendo um aumento no custo de sua viagem até a sede do Município. Uma das preocupações da Prefeitura foi com relação à área de saúde. E, para dar mais conforto aos moradores do distrito e evitar gastos, a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) ampliou o horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, para atender aos casos de urgência e faz parte do projeto Hora do Trabalhador, que começou no ano passado, no Imaip.

Com a mudança, a UBS de Correia de Almeida que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, para os casos de atenção básica, desde o último dia 1º de março, passou a atender os casos de urgência de 17h às 21h, de segunda a sexta, com atendimento também aos sábados de 8h às 12h. Para o novo horário foram investidos aproximadamente R$ 200 mil, de acordo com a Portaria MS/GM 1073/2015.

O prefeito Toninho Andrada diz que a ampliação do horário de atendimento era necessário para que a Sesaps pudesse melhorar a qualidade do atendimento aos moradores do Distrito. 'Foi uma ação visando, sobretudo, oferecer serviços de saúde aos moradores de Correia de Almeida com mais agilidade e consequentemente com mais qualidade', destacou.

Para o atendimento de urgência, que funciona de forma semelhante ao esquema de plantão, a UBS de Correia de Almeida trabalha com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, atendente e motorista da ambulância. “Como só existe médico até as 21h, após este horário o motorista da ambulância, sob o controle do Consepe Correia de Almeida, poderá trazer pessoas para hospitais de Barbacena pacientes em situação de emergência”, lembra o secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa.


Busca de Notícias