Barbacena vai ganhar 13 pólos de Academias da Saúde
O Município aguarda o parecer favorável do Ministério da Saúde para o início das instalações

Modelo das Academias da Saúde

A promoção da saúde, através de ações e serviços voltados ao bem-estar, é uma das áreas que o Município tem dado atenção especial. A Prefeitura vai instalar 13 pólos de Academias da Saúde em bairros e localidades de Barbacena, sendo integrados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos Núcleos de Assistência à Saúde da Família (Nasf) dos locais.

Os pólos já passaram por licitação, o Município tem contrato firmado com a empresa vencedora, faltando apenas o parecer favorável do Ministério da Saúde, responsável pelos recursos (na ordem de R$968.819,47), para o início das instalações.

Segundo lembrou o prefeito Toninho Andrada, a sua gestão já instalou seis Academias ao Ar Livre em vários pontos da cidade. Com as novas academias serão ao todo dezenove, certamente, o maior trabalho já realizado no município nesta área. Nosso objetivo é atender o maior número de pessoas possíveis com este serviço, que é um grande auxílio para o setor de saúde, tendo em vista que facilita e incentiva a prática de esportes, possibilitando aos moradores que tenham uma academia bem próximo à suas residências'. 

Os pólos serão instalados nos seguintes bairros e localidades: Santa Efigênia, Pinheiro Grosso, Santa Luzia, Grogotó, São Francisco, Correia de Almeida, Colônia Rodrigo Silva, Nove de Março, Santo Antônio, Monte Mário, Carmo, Praça da Rua da Bahia e João Paulo II. Contam com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, o que potencializa a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa do Ministério.

Academias ao Ar Livre

A Prefeitura instalou, em 2015, cinco Academias ao Ar Livre, com recursos do Governo Estadual, nos bairros Boa Vista, Campo, Vilela, Santo Antônio e no distrito de Correia de Almeida. Além disso, a atual administração já havia instalado, em 2013, através do mesmo Programa, uma Academia na Rua Bahia.


Busca de Notícias