Prefeitura e Ibiapaba/Cebams firmam convênio para realizar tratamento de radioterapia em Barbacena
Quando for implantado, novo serviço atenderá pacientes das regiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas


Com o objetivo de melhorar os serviços médicos no diagnóstico e tratamento de pacientes do setor de oncologia, com o serviço de radioterapia, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), e o Hospital Ibiapaba/Cebams firmaram convênio para construção de estrutura especialmente projetada para alojar o equipamento de radioterapia, o bunker, com o Município repassando ao Hospital o valor de R$ 2.458.260,42 para construir o alojamento. O aparelho deverá ser adquirido com recursos do Ministério da Saúde e complementado pelo próprio Ibiapaba.

A previsão é de que as novas instalações possam entrar em funcionamento em um ano, com o serviço de radioterapia atendendo em conjunto as regiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas. Atualmente, pacientes de Barbacena em tratamento de radioterapia precisam se descolar até Juiz de Fora, em carro vinculado à Sesaps, para a realização do procedimento médico. Com a implantação do novo projeto, o setor da saúde atende uma antiga reivindicação da população.

“A importância deste projeto é que ele vai beneficiar àqueles que necessitam de tratamento no setor de oncologia, com a radioterapia, através de um serviço que podemos classificar com sendo mais humanizado, pois os pacientes, que hoje precisam se deslocar até Juiz de Fora para serem atendidos, vão poder realizar seu tratamento aqui em Barbacena, através desta parceria da Prefeitura com o Ibiapaba/Cebams”, disse o prefeito Toninho Andrada.

O secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa, trabalhou diretamente no projeto e destaca o conforto do paciente com a implantação do tratamento em Barbacena: “O paciente não terá mais que deixar Barbacena para fazer procedimento de radioterapia em Juiz de Fora. Isto é muito importante, pois ele poderá fazer este tratamento sem o desgaste da viagem”.

O representante legal do Hospital Ibiapaba/Cebams, Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, destacou a importância da parceria para a realização do projeto: “Este convênio com a Prefeitura Municipal de Barbacena vai estar financiando grande parte da área necessária para implantação do serviço de radioterapia do Hospital Ibiapaba/Cebams. Na área da saúde, talvez este seja o maior anseio da população de Barbacena e região que vem lutando há anos para concretização da oferta deste serviço. Graças à sensibilidade do Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Orleans da Costa, este recurso foi viabilizado e autorizado pelo Prefeito Antônio Carlos Doorgal de Andrada, aos quais a comunidade Ibiapaba/Cebams externa seus mais sinceros agradecimentos”.


Busca de Notícias