Sutram destaca dicas na hora de escolher o transporte escolar
Em Barbacena, serviço é regulamentado pelo Decreto n.º 7.555/14


O transporte escolar é um serviço de transporte coletivo privado com a função de transportar crianças e jovens estudantes de suas casas às escolas. Em Barbacena, o serviço foi regulamentado pela Prefeitura, através do Decreto n.º 7.555/14, sendo disponibilizado como opção em casos onde os pais não podem levar seus filhos ao colégio por falta de tempo ou outro motivo. Porém, autoridades lembram que antes de contratar o serviço, pais e responsáveis devem tomar alguns cuidados para garantir a segurança e o bem-estar de seus filhos.

Em Barbacena, tanto o veículo como o motorista e monitor que prestam o serviço devem estar credenciados pela Sutram. Conferir este documento é o primeiro passo a ser tomado por pais e responsáveis na hora de escolher o transporte escolar. Vale lembrar que algumas pessoas ainda tentam prestar o serviço de forma clandestina. A Sutram lembra também que é recomendável procurar referências na escola e com outros pais em relação ao prestador desse tipo de serviço.

O transporte escolar em Barbacena atualmente é prestado por autônomos que preenchem uma serie de exigências para a prestação do serviço regular. Mesmo se a escola possuir algum tipo de convênio com algum prestador do serviço, os pais não são obrigados a escolher o mesmo, tendo o direito de optar por qualquer outro legalizado.

A Sutram lista uma série de cuidados que os pais devem ter na hora de escolher o transporte escolar, como verificar todas as condições de higiene dos carros, se o número de cintos de segurança é igual ao número de crianças, evitando que as mesmas sejam transportadas em pé ou que o veículo tenha uma lotação maior que a permitida pela Lei. Também é aconselhável obter o endereço e telefone do motorista e estar atento para que tudo o que for combinado esteja escrito em um contrato.

Outro aspecto destacado pela Sutram é observar é se existe monitor(a), pessoa destinada a acompanhar as crianças no trajeto do veículo ao interior da escola. Recentemente, a Sutram, em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Samu e o Conselho Tutelar, realizou uma capacitação para os auxiliares do transporte escolar em Barbacena.

“Os pais precisam ficar atentos ao contratarem o transporte para seus filhos, pois contratando os serviços de veículos legalizados certamente contarão com o atendimento de profissionais capacitados resultando em uma maior segurança para as crianças e jovens”, lembra o subsecretário municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Helder José Tonholo da Silva.

A Prefeitura de Barbacena disponibiliza em seu site o Decreto n.º 7.555/14 para consultas no link: http://barbacena.mg.gov.br/arquivos/atos-_08-01-2014.pdf.


Busca de Notícias