Barbacena inicia mutirão de vacinação contra o HPV
Equipes de saúde estão aplicando a 1ª dose da vacina em escolas da zona urbana e rural


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), começou na terça-feira (15) um mutirão de vacinação contra o HPV em escolas da zona urbana e rural, que busca intensificar o trabalho realizado ao longo do ano. As equipes de saúde vão aplicar até o dia 30 de março a 1ª dose da vacina em meninas na faixa etária de 9 a 13 anos (cerca de 1792 jovens, segundo os dados) nestes locais. No ato, as meninas devem portar o Cartão de Vacinação para registro e agendamento da próxima dose.

A Sesaps também salienta que as jovens que ainda precisam receber a 2ª dose ou não foram vacinadas em anos anteriores, encontrando-se na faixa etária, também podem receber a vacina, bastando comparecer à UBS mais próxima da residência, acompanhadas de responsável e em posse do Cartão de Vacinação.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, José Orleans, 'é muito importante que todas as jovens se vacinem para prevenir o câncer do colo do útero. Isso também ajuda na redução da incidência e da mortalidade da doença.'

A vacinação contra o HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.


Busca de Notícias