Prefeitura inaugura Serviço de Urgência Odontológica
Novo serviço será prestado em parceria com a Santa Casa

Prefeitura e Santa Casa já trabalham em parceria em outro projeto na área odontológica

Muitas vezes é necessário um atendimento odontológico de emergência. E, pensando nessa demanda de parte da população, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), vai lançar, no próximo dia 4 de abril, o Serviço de Urgência Odontológica. O serviço será disponibilizado a todos os usuários do Sistema Único da Saúde (SUS), de segunda a sexta-feira, de 18h às 22h; e aos sábados, domingos e feriados, de 8h às 16h, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.

O prefeito Toninho Andrada ressalta que “a Prefeitura já mantém em parceria com a Santa Casa o serviço de odontologia para pacientes com necessidades especiais, atendendo de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, disponibilizado à população da Região Ampliada Centro-Sul, composta por 51 municípios e com uma população de aproximadamente 800 mil habitantes. Agora juntos vamos disponibilizar mais uma modalidade de atendimento na área odontológica", disse.

Na nova modalidade de serviço, serão 10 profissionais (5 cirurgiões dentistas e 5 auxiliares de saúde bucal) atuando em regime de plantão, realizando os seguintes procedimentos: abertura de câmara pulpar, restauração dentária provisória, exodontias, cimentação de provisórios, drenagem de abscesso periodontal, troca de curativos, prescrição de medicamentos, capeamento direto/indireto, intervenção em traumas dento-alveolares, alveolites, pericoronarites, pericementites e encaminhamentos.

“Sempre quis implantar este Serviço de Urgência Odontológica. Percebemos o quanto ele é importante e necessário. Sabemos que o ideal seria um atendimento 24h, o que ainda é um objetivo a ser alcançado. Mas ante a urgência, mesmo perante a crise, não poderíamos mais esperar”, explicou o secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa.

Atualmente, o Município conta com nove equipes de Saúde Bucal, inseridas no programa Estratégia de Saúde da Família, atendendo nos distritos de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h e de 13h às 17h. São realizados cerca de 3 mil procedimentos/mês entre curativos, restaurações, selamentos e pequenas cirurgias; procedimentos de prevenção como limpeza, aplicação de selante e flúor. As equipes também realizam atendimentos domiciliares a acamados e ações em escolas públicas e mantém grupos de controle e combate ao tabagismo.


Busca de Notícias