Prefeitura cria Núcleo de Apoio Psicológico e Social para a Rede Municipal de Ensino
O programa tem o objetivo de aproximar a Sedec dos problemas e conflitos vivenciados no contexto escolar


Visando a integração das ações de profissionais das áreas de Psicologia e Assistência Social junto às escolas da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Barbacena criou, na estrutura interna da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), o Núcleo de Apoio Psicológico e Social às Escolas Municipais (Napsem). O projeto surge com o objetivo de aproximar a Sedec dos problemas e conflitos vivenciados no contexto escolar, prestando consultoria às escolas.

No final do ano passado, foi realizado pelas psicólogas do Núcleo um diagnóstico. Foram entrevistadas diretoras, supervisoras e orientadoras da rede municipal, com a finalidade formular estratégias de intervenção contextualizadas. Todas as informações e conhecimentos deste processo investigativo servirão como base da atuação do Napsem neste ano de 2016.

O Napsem receberá também encaminhamentos de casos individuais para atendimento no âmbito da psicologia escolar. As instituições externas ou vinculadas às outras secretarias municipais também poderão realizar encaminhamentos de alunos, mas tudo protocolado no gabinete da Sedec e obedecendo as regras de sigilo.


Busca de Notícias