Prefeitura vai liberar R$ 2,5 milhões para radioterapia do Hospital Ibiapaba
Parceria entre município e instituição hospitalar viabilizará construção de um bunker - área física especial – para instalação do aparelho de radioterapia


Agora é oficial. O prefeito Toninho Andrada autorizou a Secretaria Municipal de Saúde e Promoção Social (Sesaps) a firmar convênio com o Hospital Ibiapaba para a liberação de recursos financeiros destinados à construção de um bunker – área física especial – para alojar um equipamento de radioterapia. O aparelho é considerado de fundamental importância no tratamento de pacientes com câncer A decisão foi tomada após reunião do prefeito com o Secretário José Orleans, quando foram detalhadas as prioridades para o setor da saúde em 2016. Apesar de ser referência na região em tratamento de oncologia há mais de 20 anos, o Hospital Ibiapaba não possui o aparelho. De acordo com o diretor geral do hospital, Dr. Luiz Eduardo Grisolia, a aquisição do aparelho é “uma antiga luta da instituição”, que se concretizou em 2012 com a liberação dos recursos pelo Ministério da Saúde.

Mas devido os altos custos das obras da área física para alojamento do equipamento, “todo o projeto do hospital esteve paralisado neste período”. Devido as ondas de radioatividade emitidas pelo aparelho, o local que o abrigará se equipara a um bunker com materiais e espessuras de paredes muito especiais.

“Vimos uma luz no fim do túnel”, externou Grisolia, com a confirmação do convênio entre a Prefeitura e o Hospital Ibiapaba para a liberação da verba de R$ 2,5 milhões. “sem essa parceria com o município, não teríamos capacidade de dar sequência a esse importante projeto”, concluiu.

Ele também agradeceu a comunidade barbacenense e a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer – AAPC pelo apoio para que todo o esforço do Hospital pudesse chegar ao estágio atual.


Busca de Notícias