Biblioteca Pública Municipal tem novo horário de funcionamento
O novo horário está em vigor desde segunda-feira

Passa a funcionar das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira

A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), ampliou o horário de funcionamento da Biblioteca Pública Municipal Honório Armond para que todos os alunos tenham acesso. Agora, está funcionando das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, na Rua General Câmara,11, (Casa da Cultura) Centro da cidade.

A Biblioteca foi inaugurada em 30 de dezembro de 1882, pelo Visconde de Carandaí, no edifício da Câmara Municipal (MASSENA, 1985), sendo a mais antiga do município. No ano de 1967, a Biblioteca Pública Municipal recebeu a denominação de Honório Armond (1891-1958), em homenagem ao poeta barbacenense intitulado "Príncipe dos Poetas Mineiros", que também foi funcionário durante o inicio do século XX.

Em janeiro de 2014, a Biblioteca lançou o Projeto Barbacena "Livros & Autores", com o objetivo de valorizar os livros e autores da cidade de Barbacena e região. O projeto foi muito bem acolhido pelos escritores e conta com o apoio da Academia Barbacenense de Letras (ABL).

Segundo a coordenadora Simone Paulucci, "atualmente a Biblioteca conta com cinco salas, tais como: de estudo individual, de estudo em grupo, de obras raras, de literatura estrangeira, brasileira, literatura infanto-juvenil e ainda uma estante dedicada aos autores de Barbacena e região. Conta com cinco profissionais responsáveis pelo atendimento de cerca de 1.600 pessoas mensalmente que utilizam dos serviços de pesquisa e empréstimo de obras, leitura de periódicos, estudos autônomos, além da busca de opções de lazer e cultura. Os empréstimos de obras para leitores cadastrados alcançam uma média de trinta e cinco livros por dia, que são levados pelo prazo de uma semana, com direito à renovação. Hoje a Biblioteca tem um cadastro de 10222 leitores com um acervo de aproximadamente 48.000 exemplares".


Busca de Notícias