Prefeitura inicia mais um serviço na área da saúde
O Serviço de Urgência Odontológica funciona de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h

Aparelhos modernos para atender os pacientes

A população de Barbacena ganhou mais um serviço ligado à área de saúde. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais - Sesaps, colocou em funcionamento nesta segunda-feira, 4, o Serviço de Urgência Odontológica, para todos os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. O início deste trabalho foi marcado por uma cerimônia que aconteceu na tarde de segunda-feira, com a presença de várias autoridades. O atendimento acontece no Consultório Odontológico da Santa Casa, em mais uma importante parceria com a instituição. O Serviço de Urgência Odontológica está disponível de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16.

Qualquer urgência que a população necessitar nestes horários, pode estar procurando o Consultório imediatamente. Ao todo, são dez profissionais, sendo cinco cirurgiões dentistas e cinco auxiliares de saúde bucal que integram a equipe que trabalham em regime de plantão. Os serviços que são de urgências são voltados para abertura de câmara pulpar, restauração dentária provisória, exodontias, cimentação de provisórios, drenagem de abscesso periodontal, troca de curativos, prescrição de medicamentos, capeamento direto/indireto, intervenção em traumas dento-alveolares, alveolites, pericoronarites, pericementites e encaminhamentos.

Para o prefeito Toninho Andrada, a sua gestão tem conseguido grandes e importantes avanços na área de saúde. "Assim que assumimos a Prefeitura, nos deparamos com um sistema de saúde que precisava de uma remodelação e foi o que fizemos. Hoje demos um salto na área. Abrimos as portas do Hospital Regional para a cidade, por meio do PA; criamos o centro de especialidades de exames e consultas, no antigo Hospital Vilela; firmamos importantes parcerias com os hospitais locais (Ibiapaba, Santa Casa e IMAIP), colocamos os postos de saúde para funcionar a pleno vapor; inauguramos duas novas UBS e estamos construindo outras. Esses são alguns exemplos de casos concretos que já são percebidos pela população. Já, essa nova parceria com a Santa Casa vem somar a essas conquistas", destacou. 

“Em cada distrito sanitário da cidade tem profissionais dentistas o dia inteiro e que fazem acompanhamentos dos casos e também daqueles de urgências que acontecem durante o dia. O Serviço que inauguramos na Santa Casa é para as urgências odontológicas no período das 18h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h”, destacou Dr. José Orleans da Costa, secretário municipal de Saúde e Programas Sociais, ressaltando ainda que desde o início do atual governo do prefeito Toninho Andrada, "lutamos para ter esse tipo de serviço na área de urgência odontológica. “É uma a avanço no sistema de saúde do município, porque nunca teve esse tipo de atendimento em Barbacena. Qualquer pessoa que necessitar de um atendimento de urgência odontológica pode ir até a Santa Casa para um atendimento que não precisa ser agendado”, pontuou.

Quem também falou sobre o novo atendimento é o diretor Geral da Santa Casa, Dr. Jorge Correa. “A parceria para a implantação desse serviço, para a Santa Casa é estratégica; e para o município é fundamental. Ocupa uma lacuna que temos hoje no atendimento de urgência odontológica que é naquele período em que as unidades de saúde estão fechadas. Vai atender a população de Barbacena. Fortalece a Santa Casa, estrutura melhor o município, e dá robustez ao serviço de saúde que estamos buscando muito e sempre com essa parceria com o município”, disse, destacando que “continuamos com o serviço às pessoas com necessidades especiais que teve início em janeiro, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h".


Busca de Notícias