Comemoração da Páscoa na Epcar
D. Gil Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, presidiu a Cerimônia


Com a presença do Comandante da Epcar, Brigadeiro Celestino Todesco, e de todos os militares e servidores civis da Escola Preparatória de Cadetes do Ar e autoridades de diversos segmentos foi realizada no último dai 31 de março a celebração da Páscoa do tradicional educandário militar da cidade.

A Santa Missa de Páscoa foi presidida por D. Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora, e concelebrada, dentre outros, pelo padre Paulo, capelão da Epcar; o ex-capelão e pároco do Santo Antônio, padre Eudes e o Cônego Eustáquio, pároco da Basílica de São Jose.

Em suas palavras D. Gil lembrou que a Páscoa é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento, lembrando que é a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã, quando pediu reflexão aos presentes quanto a algumas passagens bíblicas alusivas a data pascoal, elevando o pensamento a Deus para que o país supere as dificuldades por que passa na atualidade.

Ao final da celebração o brigadeiro Celestino Todesco agradeceu a especial presença de D. Gil Moreira solicitando a todos que refletissem sobre as profundas palavras do religioso, lembrando que os pensamentos pascoais são observados por cristãos e não-cristãos, quando pediu uma salva de palmas para o arcebispo.

Ao agradecer as presenças de todos, o comandante Todesco afirmou que a celebração e a data de 31 de março de 2016 ficarão marcadas em sua memoria para sempre, afirmando que agradeceu a Deus pelos seus quase 40 anos como componente da Força Aérea Brasileira, pois naquele dia foi publicado no Diário Oficial da União a sua ida para a reserva da FAB. Também agradeceu o apoio que recebeu no trabalho que realizou nos últimos dois anos à frente do comando da Epcar, informando que passará o comando no próximo dia 14 de abril.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves parabenizou D. Gil Moreira pela representativa homilia, por ter abordado textos evangélicos significativos. Também em nome do povo barbacenense, na pessoa do prefeito Toninho Andrada, que representava na ocasião, o professor José Augusto cumprimentou o brigadeiro Todesco pelos relevantes serviços prestados ao Brasil em sua brilhante e vencedora carreira militar, lembrando das parcerias entre a Epcar e o Município, destacando o empenho pessoal do comandante ao Programa do Ministério da Defesa “Forças no Esporte”, que atende 140 alunos da Escola Municipal Sebastiao Francisco do Vale, e a reengenharia na solenidade de comemoração do “Dia da Vitória da II Guerra Mundial.

A vereadora Grácia Araújo, que representou no evento religioso o presidente da Câmara Municipal, Flávio Barbosa, também destacou o proficiente trabalho do brigadeiro na Força Aérea Brasileira, lembrando que a cidade acolheu o aluno Celestino Todesco, ainda adolescente, quando lembrou que pelo seu desempenho à frente do comando da Epcar, recebeu do Legislativo Municipal o justo Título de Cidadão Honorário de Barbacena.


Busca de Notícias