Aberto os Jogos Escolares de Barbacena
Prefeito Toninho Andrada cumprimenta os atletas

O secretário da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, participou da abertura do JEB 2016

Foram abertos os Jogos Escolares de Barbacena 2016, uma promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto. Para o prefeito Toninho Andrada a integração através do esporte entre os alunos das escolas municipais, estaduais e federais vem de encontro as mais avançados teorias pedagógicas, como da do construtivismo, que coloca o estudante diante da realidade de seu ambiente, de sua comunidade, oportunidade em que destacou o trabalho da secretária municipal de Educação e Desporto, Rita Candian, e de sua equipe, que segundo o prefeito, com competência tiram da teoria as propostas de seu programa de governo e colocam na prática.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, “mesmo com o corte de recursos realizado pelo governo federal e estadual para o setor da Educação, Barbacena caminha ao inverso, pagando o piso salarial nacional e com grandes e corajosas renovações pedagógicas, como a Escola Legal, o Pibid, a Nucleação Escolar, a Gincana Escolar, dentre outros programas, que com a dedicação dos trabalhadores da educação da rede municipal tem levado os alunos a se destacarem nos testes de avaliações da Secretaria de Estado de Educação e do MEC, como também nas olimpíadas estudantis promovidas pelo governo federal”.

O prefeito destacou o apoio da Prefeitura ao desporto, que realizou e apoiou grandes eventos como o Jogos Escolares, o JEMG, Troféu Independência, Campeonato Internacional de Montain Bike, de Hipismo, além de construção de quadras esportivas e iluminação de campos de várzea. “Todo este trabalho foi reconhecido, com Barbacena sendo escolhida para receber a Tocha Olímpica”, pontuou.

Na abertura dos Jogos Escolares, que acontece por quinze dias, o professor José Augusto Penna Naves, secretário da Casa Civil, ao destacar o empenho do governo do prefeito Toninho Andrada para o setor da educação e do desporto, lembrou da figura do brasileiro e religioso D. Luciano Mendes de Almeida, que faleceu no dia da abertura da primeira edição dos jogos escolares, quando pediu em sua memória, que Deus protegesse a todos os estudantes, professores e organizadores dos Jogos Escolares. Em nome da Superintendente de Ensino, Maria Tereza Antunes Fortes, usou da palavra a professora Isabel Cristina Amaral, deixando claro que a pratica de desporte relacionada ao ensino é um grande instrumento de formação de atitudes e valores na formação das novas gerações.

Os Jogos Escolares é a mais tradicional competição escolar da cidade, vem sendo realizado há 08 anos. Este ano envolverá 112 equipes de 25 escolas, Serão aproximadamente 1200 atletas envolvidos em 15 dias de competição e um público estimado de 500 pessoas por dia de evento, devendo dobrar nas partidas finais. Também prestigiaram o evento, o secretário de Governo, José Francisco Vidigal; o secretário de Agricultura, Getúlio Feres; o secretário de Planejamento, Silver Wagner; o Consultor Rafael Oliveira; o Advogado Geral, Tiago Mota, o secretário Emiliano Furtado, o vice diretor do Demae Bruno Mota dentre outras autoridades.

Segundo a secretária Rita Candian serão 52 equipes de futsal, 18 equipes de vôlei, 12 equipes de handebol, 12 equipes de queimada, 3 equipes de basquete, 14 equipes de vôlei de praia, além de equipes de jogos de xadrez. Estão programados a disputa de 189 partidas, sendo que a maioria delas serão realizadas no ginásio Delmo Maria.

Participam as escolas: Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, Escola Estadual Amilcar Savassi, Centro Educacional Aprendiz, Colégio Conexão, Escola Estadual Deputado José Bonifácio Lafayette de Andrada, Colégio Desafio, Escola Estadual Dr. Alberto Vieira Pereira, Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio (EFAFEM), Escola Estadual Embaixador José Bonifácio, Escola Municipal Embaixador Martim Francisco, Escola Estadual Gabriela R. Andrada, Escola Estadual Henrique Diniz, CIC – Colégio Imaculada Conceição, IF SUDESTE MG, Instituto Maria Imaculada, Escola Municipal Monsenhor Lopes, Escola Estadual Prof. João Anastácio, Escola Estadual Prof. Soares Ferreira, Escola Municipal profa. Yaya Moreira, Escola Estadual São Miguel, Escola Estadual São Miguel Arcanjo, Escola Municipal Sebastião Francisco do Vale, SESI, Escola Estadual Teobaldo Tolendal e Colégio Tiradentes.


Busca de Notícias