Barbacena lidera geração de empregos na região
Enquanto o desemprego cresce em todo o país, a cidade apresenta dados positivos nos últimos meses, segundo Ministério do Trabalho e Previdência Social

Prefeito Toninho Andrada comemorou os números divulgados pelo Governo Federal

Nos últimos doze meses, contados desde fevereiro de 2015, Barbacena apresentou desempenho positivo na geração de empregos. Em todo o País, no mesmo período, o desemprego cresceu 4,14% e em Minas a taxa ficou em 4,90%. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência Social divulgados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, que registra de forma permanente as admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Os dados do Caged são utilizados pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais. Este Cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

Enquanto o Brasil e Minas Gerais tiveram desempenho negativo na relação admissão/dispensa, o Município de Barbacena teve resultado positivo. Isto significa que nos doze meses entre fevereiro de 2015 e 2016, a cidade gerou mais empregos do que o número de dispensas. Mas o resultado da cidade não é apenas melhor que o do País e do Estado, sendo também superior aos municípios da região. Cidades como Juiz de Fora (-3,2%), Lafaiete (-3,35%) e São João del-Rei (-1,59%) apresentaram resultado negativo também, com o número de dispensas superando o número de contratações. Barbacena teve um saldo positivo de 0,27%, liderando na região a geração de empregos.

O prefeito Toninho Andrada comemorou os números divulgados pelo governo federal e disse que “este quadro surpreende diante da crise econômica que vivemos, e é fruto em grande parte do esforço da Prefeitura no estímulo ao desenvolvimento e atração de investimentos”. Ele destacou que “na medida que o governo local torna-se um parceiro confiável e com credibilidade, a iniciativa privada sente-se segura para investir, e assim a nossa cidade tem atraído empresas com construção de condomínios, hotéis, Shopping Center e ampliação de atividades de empresas já instaladas”.

Toninho também registrou a ação do governo municipal que, como analisou, “mesmo num cenário desfavorável com queda nas receitas das Prefeituras, vem mantendo um ritmo arrojado de obras, contribuindo fortemente para a geração de empregos”. Mas o Prefeito fez questão de ressaltar que embora os números sejam favoráveis à cidade em relação aos outros Municípios da região, ao Estado e ao país, isso não significa que os barbacenenses não estejam sofrendo as consequências danosas da crise econômica. “Muito pelo contrário”, afirmou. “A crise é séria e o desemprego é grande, e os números apenas revelam estamos fazendo a nossa parte para amenizar os efeitos nefastos da crise econômica”, concluiu.


Busca de Notícias