Prefeitura cria mais um serviço de atendimento para a população na área da saúde
Imaip passa a ser porta de entrada para casos suspeitos de dengue durante a noite


Barbacena, como todo o Brasil, vem lutando contra a dengue. Para poder aumentar o atendimento especificamente a esta área, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), abriu mais uma frente de atendimento, que está funcionando no Hospital e Maternidade Isabel Cristina - Imaip, em mais uma parceria com a entidade. O Imaip ganhou dez cadeiras de soroterapia e mais uma equipe de profissionais (médico, enfermeiros, técnico de enfermagem, fisioterapeuta e outros). O serviço entrou em funcionamento esta semana, das 17h às 7h, transformando o Imaip em uma porta de entrada para as pessoas com suspeitas de dengue. As cadeiras oferecem total conforto para os pacientes enquanto são medicados com soro. O lançamento do atendimento aconteceu no final da tarde da última segunda-feira (11).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. José Orleans, durante o dia, de segunda a sexta-feira, as pessoas com suspeita de dengue devem procurar as unidades Básicas de Saúde para ter atendimento. “Na parte da noite, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana e feriados, o local de atendimento é o Imaip. É importante ressaltar que o Hospital Maternidade Isabel Cristina é uma porta de entrada também para os casos de saúde não graves. Mais uma importante conquista para o sistema de saúde de Barbacena”, ressaltou Dr. Orleans, destacando ainda que ao criar este atendimento, está se pensando também no futuro, caso venha a ter problemas com a H1N1.

Na avaliação do diretor Clínico do Imaip, Dr. Celso José, o novo atendimento é fruto de mais uma importante parceria da instituição com a Prefeitura de Barbacena, transformando o Hospital em uma porta de entrada para os casos de dengue em Barbacena e cidades da região. “Agrademos a Prefeitura por mais esse serviço, que é fundamental para toda a rede, e quem ganha com tudo isso é a população que passou a ter mais um atendimento, principalmente neste momento que vivemos uma epidemia de dengue. No Geral, o Imaip tem atendido cerca de 130 pessoas por plantão, ou seja, das 17h às 7h”, pontuou.

Casos de dengue: Os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue estão sendo constantes pela área pública de Barbacena. Uma ação que é dever de todos, por isso é importante que a população faça sua parte eliminando todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti. Até o último dia 8, Barbacena teve 1.116 notificações sendo 976 da cidade e 140 de outros municípios. Ao todo 826 são casos prováveis e 245 deles já confirmados através de exames laboratoriais. Barbacena tem também o registro de três casos de zika vírus e três de chikungunya. A Prefeitura vem trabalhando para mobilizar todos os moradores no combate ao mosquito. Os bairros com o maior número de casos de dengue são Santo Antônio, São Pedro, Caiçaras, Centro, Diniz e Grogotó.


Busca de Notícias