I Feira de Touros Pró Genética
Feira movimentou o Parque de Exposições


“Parabenizamos os organizadores e participantes da I Feira de Touros Registrados – Pró-Genética da região de Barbacena, que pelos números dos negócios realizados certamente superaram as expectativas, pela qualidade dos animais ofertados, pela participação dos criadores de touros, pelos preços de venda e pelo volume de animais comercializados”, pontuou o prefeito Toninho Andrada.

Em parceria com o Sindicato Rural de Barbacena e a Prefeitura Municipal, a Feira foi promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Emater, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ. Também tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais - Faemg e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar Minas e Banco do Brasil.  

De acordo com Renato Laguardia, presidente do Sindicato Rural, parceiro do evento de primeira hora, uma Feira dessa amplitude incentiva ainda mais a produção na região, uma vez que a finalidade é melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural, gerando emprego e renda no campo.

O extensionista da Emater de Barbacena, João Marcos, também avaliou positivamente a Feira Pró-Genética: “Teve uma ótima aceitação por parte dos criadores da região, a prova disso foi a grande participação durante o evento. Nós acreditamos que podemos estar sempre melhorando as genética dos animais e alcançar resultados satisfatórios nos negócios”, disse.

“Esta exposição objetiva oferecer aos produtores da nossa região oportunidade de adquirirem touros geneticamente mais produtivos e por preços acessíveis”, afirmou o secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que representou o prefeito Toninho Andrada. Segundo o secretário de Municipal de Agricultura, Getúlio Feres, a Feira recebeu criadores de Uberaba, Ibituruna, Curvelo, Lafaiete e Funelândia  que disponibilizaram 41 touros das raças nelore, guzerá, guzerá leiteiro, gir leiteiroDesse total foram comercializados 18 animais, com valor médio de venda de R$ 7.500,00. Getúlio Feres destacou o trabalho do secretário Municipal de Obras, Emiliano Furtado e a sua equipe, que viabilizaram a realização da Feira no Parque de Exposição.  

Segundo o expositor José Carlos, da fazenda Água Cumprida, a Feira de Touros é uma ótima oportunidade de adquirir a boa genética que proporcionará a melhoria do rebanho. Para Eliana Ferreira, técnica de campo da ABCZ, foi uma excelente divulgação das raças zebuínas na região em que predomina o holandês, tendo superado as expectativas.


Busca de Notícias