Barbacena terá mais recursos para a saúde
Foram aprovados o aumento de recursos e a reorganização e requalificação da assistência


 A Prefeitura de Barbacena conquistou avanços importantes com impacto direto nos serviços de saúde local e microrregional. Nas reuniões do Conselho Municipal de Secretários e Saúde do Estado (COSEMS) e da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que aconteceram em Belo Horizonte, nos dias 12 e 13 passados, o secretário municipal de Saúde e Promoção Social, José Orleans, encaminhou propostas estratégicas para a cidade e região, e obteve importantes aprovações técnicas. Com as presenças dos secretários de Planejamento e Gestão do Estado, Helvécio Magalhães, e da Saúde, Fausto Pereira, as reuniões reuniram dezenas de dirigentes de saúde de todo o Estado.

Entre as propostas defendidas pelo secretáro Orleans, foram aprovados o aumento de recursos e a reorganização e requalificação da assistência, com os seguintes programas: a acréscimo de R$ 1,7 milhão/ano para a atenção primária de saúde da cidade, a co-gestão do sistema de regulação, significando aumento do poder de gestão da cidade sobre os leitos e recursos para pagamentos, a confirmação do aumento de recursos para aos serviços médicos de cardiologia, que poderá representar uma nova regulação do Hospital Regional afim de evitar as atuais distorções, aprovações técnicas para que a micro-região de Barbacena sedie o segundo Centro de Especialidades Médicas – CEM, que envolverá as atuais estruturas do Hospital Vilela, Santa Casa de Misericórdia e a UPA/Ibiapaba.

O secretário José Orleans elogiou a condução técnica do Estado, firmando que Barbacena e região “estarão sendo beneficiadas porque o governo estadual reconheceu os esforços aqui desenvolvidos e a boa qualidade das nossas propropostas e projetos, todos bem detalhados e viáveis sob a ótica financeira e administrativa”.

O prefeito Toninho Andrada reforçou as colocações do secretário Orleans, e disse que “o Estado tem mantido uma relação equilibrada e técnica com osm, e que Barbacena também está recebendo os frutos desta postura republicana”.


Busca de Notícias