Rotary Club comemora o Dia do Jornalismo
A Imprensa Oficial foi homenageada


O Rotary Club homenageou a imprensa local concedendo o Diploma de Honra ao Mérito do Dia do Jornalista, a seis profissionais que representaram diferentes órgãos de comunicação. Um dos homenageados foi José Augusto Penna Naves, Secretário Chefe da Casa Civil, a qual a Imprensa Oficial do município está vinculada e que há 18 anos é articulista do Jornal Correio da Serra, além de ser comentarista de rádio.

Também receberam o Diploma das mãos da presidente do Rotary, Maria América de Castro, os jornalistas Cibele Moraes, Cristovam Abranches - Rádio 93 FM e Rádio e Jornal Correio da Serra; Kátia Cilene - BarbacenaMais; Erick Terzi - BQTV e Jornal Praça Pública; e Edson Brandão - Jornal de Sábado (foto). O membro do Club e presidente da Academia Barbacenense de Estudos Filosóficos, professor José Cimino, foi o orador oficial e Edson Brandão agradeceu em nome dos agraciados.

O 7 de abril é o dia do Jornalista em homenagem a João Batista Líbero Badaró, que foi assassinado em São Paulo por inimigos políticos em 1830. O patrono do jornalismo no Brasil teria dito “morre um liberal, mas não morre a liberdade”, frase que passaria a ser símbolo da liberdade de imprensa no Brasil. O caso levou à abdicação de D. Pedro I, em 1831. A data marca a fundação da Associação Brasileira de Imprensa, em 1908, que instituiu o Dia do Jornalista na comemoração de um século da abdicação de D. Pedro I.

Citando Luiz Gonzaga Bertelli, presidente da Academia Paulista de História, podemos comemorar o fato de viver em um país com liberdade de imprensa, que permite a seus profissionais se empenhar em fiscalizar a atuação dos governos e denunciar eventuais malversações do dinheiro público ou até atuações irregulares de empresas privadas. É por meio da imprensa que a população fica a par do que de bom e de ruim acontece na cidade, no estado, no país. E é munida da informação que a sociedade pode escolher bem seus representantes. Isso dá à imprensa um grande poder, que deve ser exercido com responsabilidade, pontuou o presidente da Academia.   


Busca de Notícias