Escola Preparatória de Cadetes do Ar tem novo Comandante
Executivo e Legislativo homenageiam comandantes através do Professor José Augusto


Em solenidade militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, Comandante-Geral do Pessoal e também Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, assumiu o comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar o Coronel Aviador José Aguinaldo de Moura, em substituição ao Brigadeiro Celestino Todesco.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Bermudez ao cumprimentar o novo comandante, Coronel Moura, abordou a história da Epcar e sua missão de preparar os futuros cadetes-do-ar e os futuros oficiais da Força Aérea Brasileira, além de formar cidadãos para o país e que um dos desafios para os próximos anos é a implantação do quadro feminino da Epcar.

Ao falar do Brigadeiro Todesco, o Tenente-Brigadeiro Bermudez afirmo: “Comandante exemplar, contribuiu significativamente para a preservação dos princípios e dos valores de nossa instituição, mantendo nesta Escola um ambiente de elevado grau de profissionalismo e pleno de harmonia, o que proporcionou, a todos, condições especiais para que pudessem desenvolver, com extrema eficácia, as atividades impostas pelo Comando da Aeronáutica.” Concluiu.

O novo comandante afirmou que sua missão a frente da Epcar “é dar continuidade ao trabalho que o Brigadeiro Todesco realizou com muito carinho e dedicação. É importante mostrar o trabalho e continuar essa relação de cooperação que sempre reinou desde a criação da escola em 1949.' pontuou. Durante a cerimônia militar ocorreu o sobrevoo de uma aeronave A-29 do Esquadrão de Demonstração Aérea em homenagem aos comandantes substituído e substituto que fizeram parte da equipe da Esquadrilha da Fumaça.

Antecedendo a solenidade militar de passagem de comando, após a Santa Missa, celebrada pelo capelão Paulo Simões, que contou a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Militar, dos Bombeiros e membros das forças armadas, aconteceu no  Salão Nobre da Epcar, o descerramento do retrato do comandante Tedesco, quando o Sargento Júlio fez  em nome dos colegas militares e civis um vibrante pronunciamento em homenagem ao comandante, oportunidade em que foi exibido um filme sobre a vida do brigadeiro Todesco.

Na oportunidade, em nome dos poderes Executivo e Legislativo, nas pessoas do  prefeito Toninho Andrada e do presidente da Câmara Flavio Barbosa, discursou o Secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves que cumprimentou em nome dos barbacenenses, o novo comandante Coronel Moura e despediu-se do Brigadeiro Todesco, que passava o comando, oportunidade em que ressaltou o seu  caráter e o fato de ter prestado relevantes serviços a cidade, se tornando Cidadão Honorário de Barbacena, onde fez muitos amigos.    

 


Busca de Notícias